sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FORMAÇÃO EM FUTEBOL

No concelho de Monção só duas equipas de futebol têm escalões de formação. São elas a mais representativa do concelho, o Desportivo de Monção (DM), e o Centro Social e Paroquial de Moreira (CSPM). Todavia, esta é a que tem todos os escalões de formação. A União Desportiva Os Raianos até hoje ainda não apostou na formação, mas, em declarações públicas, o presidente do Clube anunciou que já, na próxima época, será a altura certa para formar, pelo menos, dois escalões de formação. Cá estaremos, se Deus quiser, para, quando isso acontecer, levar até todos a respectiva informação.

Comecemos, então, por falar do escalão de Benjamins (nascidos em 2000. A equipa do DM, na série C no distrital de Viana do Castelo ocupa o 4º lugar, com 24 pontos, enquanto que o CSPM, na série B, está na 8ª posição, com 10 pontos. No escalão seguinte, os Infantis o DM, na série C, ocupam a 6ª posição, com 24 pontos na tabela classificativa, e o CSPM, na série D, está no 5º lugar, com 25 pontos. Seguindo para o escalão de Iniciados, o DM está classificado em 3º lugar da série B, com 36 pontos, e o Moreira coloca-se na 2ª posição da série A, com 31 pontos. No escalão de Juvenis, o DM não se faz representar, pelo que o Moreira está posicionado no 2º lugar da tabela classificativa da série B, com 40 pontos. Finalmente, no escalão dos Juniores, o DM não se encontra a disputar o dito campeonato, enquanto o CSPM está na 6ª posição, com 21 pontos.

É de louvar o trabalho de ambas as direcções e equipas técnicas pelo esforço e trabalho que têm para conseguir gerir, a titulo gratuito, todos estes escalões. Por isso mesmo, fica aqui um voto de gratidão e de elogio a toda essa gente que contribui para que os nossos ‘pequeninos’ e ‘maiorzinhos’ tenham uma ocupação salutar e não enveredem por outros caminhos perigosos, que tiram a juventude do real caminho da vida. Parabéns, a todos eles, por tal facto.

Para a próxima crónica, vou falar-vos um pouco de natação e andebol no nosso concelho.

FRANCISCO FERREIRA

Sem comentários: