quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MAIOR FÁBRICA DE BATERIAS DA EUROPA

Será a maior fábrica europeia de baterias de lítio para veículos eléctricos e, no final deste mês, deverá ser conhecida a sua localização. A mais provável é na Plataforma Logística de Salvaterra – As Neves, mesmo em frente em Monção. Trata-se de um investimento na ordem dos 500 milhões de euros e criará, segundo se diz, 1500 empregos directos.

O presidente da Câmara de Monção, José Emílio, reconhece que este concelho será favorecido com esta eventual localização, embora sublinhe que a “cereja em cima do bolo” seria a localização em solo monçanense.

Em recente entrevista à rádio local, reagiu à carta enviada pelo presidente da AIMinho ao primeiro-ministro, José Sócrates, na qual insta a que "se o Governo quiser", Monção conquista este investimento da Mitsubishi. José Emílio Moreira refere que se o MinhoPark já estivesse em fase de execução de obra, todo o processo seria mais fácil. Nesse sentido, critica a "morosidade" em torno do processo de aquisição de terrenos o que, segundo explica, "muitas vezes" trava a instalação de grandes empresas.

Trata-se, pois, de um “forcing” do edil monçanense que, porém, estará consciente que a fábrica da Mitsubishi não deverá vir para Monção. Todavia, com ela, logo ali, em Salvaterra (a outra hipótese parece que é na Áustria), os benefícios serão evidentes para o nosso concelho.

Sem comentários: