quinta-feira, 17 de março de 2011

PUSKAS MOSTRA OBRA MAIS RECENTE

O pintor Puskas inaugura esta sexta-feira, dia 18, pelas 18h, a mostra "Puskas - Ponte de Lima 2011", na Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima. Uma exposição que estará patente até 3 de Abril.

Nascido há 56 anos em Monção, José Puskas é, incontestavelmente, um notável aguarelista português contemporâneo, na linha dos grandes nomes que são referência na prática desta modalidade pictória.

Os seus temas preferidos fixam-se nos panoramas diurnos, prefigurados nos mistérios das sombras iluminadas, nos espaços citadinos ou rurais, onde emprega uma linguagem plástica plena de referências humanas. Já efectuou mais de uma centena de exposições (a primeira em 1973) em várias localidades do país e no estrangeiro.

Tem recebido, também, prémios, em Portugal e Espanha. Ainda no último dia 12, feriado municipal em Monção, foi distinguido – juntamente com Daniel Fernandes Domingues, primeiro presidente da Câmara Municipal de Monção eleito após o 25 de Abril — com o título de cidadão de mérito (medalha de prata).

Embora a atribuição de medalhas, de tão banalizadas, acabe, às vezes, por obedecer a critérios bastante discutíveis (no mínimo), Puskas há muito tempo, sem margem para dúvida, que a merecia. Mas, sabemos, nunca se “perfilou” para ela – soube, até, com alguma surpresa, da sua atribuição pelo autor destas linhas!

Sem comentários: