sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FREGUESIAS SEM TV

Seis freguesias do Vale do Mouro correm o “risco” de, durante 2012, ficarem sem possibilidade de ver TV gratuitamente, ou melhor, pagando apenas a taxa que vem, normalmente, no recibo da luz, além do que, indiretamente, vai dos impostos.

Efetivamente, com o fim da receção do sinal analógico, Merufe, Riba de Mouro, Tangil, Podame, Segude e Badim ficam sem acesso livre e gratuito aos canais RTP1, RTP2, SIC e TVI. Este será efetuado apenas através do sistema TDT, acabando, em definitivo, a difusão de sinal analógico (TDT). Para tal, ficou estabelecido que os consumidores apenas teriam de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia TDT.

Todavia, no Alto Minho, apesar de estar dotada de cinco emissores, algumas freguesias registam zonas sombras, nas quais não é possível captar o sinal terrestre (o caso mais gritante será o concelho de Paredes de Coura). Em teoria, estas populações seriam obrigadas a adquirir tecnologia complementar (receção por satélite) ou a celebrar contratos com empresas privadas de TV cabo/ satélite. contrariando o que está previsto na concessão efectuada à PT Comunicações.

A circunstância está já a mobilizar autarcas, no sentido de se obviar a tal situação. Mesmo que a tv comercial tenha feito um nivelamento por baixo, com profissionais incultos (há as naturais exceções!) e uma programação de “prime time” pouco mais que “estupidificante”. Inclusive, na Informação, muitas das vezes, privilegia-se mais o espetáculo que o rigor e a contextualização!

Sem comentários: