Dia 26 de fevereiro, domingo, na Praça Deu-la-Deu Martins, centro histórico da localidade. Participação de 20 restaurantes do concelho e meia centena de automobilistas na prova de perícia automóvel que, como é habitual, será presenciada por milhares de pessoas do Norte de Portugal e da Galiza.
O município de Monção distingue no dia 26 de Fevereiro, domingo, a Lampreia do Rio Minho - um dos pratos mais característicos da gastronomia local juntamente com o Cordeiro à Moda de Monção - com a realização do XXXV Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel na Praça Deu-la-Deu Martins, centro histórico da localidade.
Nesse fim de semana, 20 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa automobilística promovida pela autarquia local, Sport Clube do Porto e Desportivo de Monção, apresentando nos respetivos cardápios diversas formas de confecionar aquele conhecido ciclóstomo (arroz, bordalesa…..).
Com a presença de meia centena de participantes, as provas de perícia automóvel realizam-se às 11h00 e 16h00. Na hora do almoço, os restaurantes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da lampreia do Rio Minho.
Este repasto tradicional, confecionado com recurso a segredos culinários passados de geração em geração, será complementado pela saborosa doçaria tradicional da região (barriguinhas de freira, roscas, papudos ….) e acompanhado pelos produtos vínicos da Sub-Região de Monção e Melgaço que, entre outros, oferece o afamado Alvarinho, vinho que fica bem em qualquer mesa do mundo.
À semelhança de anos anteriores, este acontecimento promete encher as ruas do centro histórico da localidade e fazer as delícias dos participantes que têm a possibilidade de articular a aventura da perícia automóvel com o prazer de degustar uma saborosa lampreia do rio Minho.
O Rali à Lampreia é um dos pontos altos da promoção daquele produto gastronómico no âmbito da iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, organizada pela ADRIMINHO, Turismo do Porto e Norte de Portugal e os municípios do Vale do Minho para a animar a restauração nos meses de fevereiro e março.
Com esta iniciativa, pretende-se a divulgação de um dos principais atrativos culinários da região que, em conjunto com a realização de atividades culturais, festivas, lúdicas e desportivas, transforma, nestes dois meses, o território constituído pelos seis municípios num espaço apelativo e convidativo para os visitantes.
C.M.
1 comentário:
Bom dia! Não se trata de um comentário. Apenas utilizo este meio porque não consegui lodelizar o seu endereço eletrónico. Deixo-lhe este link: http://bloguedominho.blogs.sapo.pt/198586.html
Enviar um comentário