domingo, 30 de dezembro de 2012

MONÇANENSE DISTINTO

Prepara-se para ver editados, já em 2013, mais alguns dos seus trabalhos, inclusive relacionados com Monção, segundo julgamos saber! Isto depois de, no ano que está a findar, terem vindo a público mais duas das suas obras.
Ernesto Português, um monçanense oriundo da freguesia de Cambeses e há décadas radicado em Braga, é um prestigiado historiador e investigador que tem levado a sua terra mais longe, nunca a esquecendo nos seus trabalhos e pelos locais, aquém e além fronteiras, por onde passa.
Uma delas é um livro, com mais de 600 páginas, sobre o Instituto Monsenhor Airosa, que já foi convento e acolheu crianças abandonadas. Uma obra que constituiu uma autêntica história, devidamente documentada, sobre aquela que será a maior e mais importante instituição da capital minhota, surgida a 18 de agosto de 1869.
Outra é uma publicação, que inclui um mini-CD-ROM, Escritas da Mobilidade, alusiva à palestra que apresentou no congresso internacional “As Ilhas do Mundo e o Mundo das Ilhas”, realizado no Funchal, em que foi dedicada “especial atenção às migrações”.

Sem comentários: