terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ESCRITAS PRIVADAS


Englobado nas comemorações do Dia do Município, a Câmara Municipal de Monção vai apresentar, no dia 11 de março, segunda-feira, pelas 21h30, no auditório da Casa do Curro, uma obra inédita, com 380 páginas, em suporte digital CR Rom, denominada “Escritas Privadas, da Mobilidade, e da Guerra”.
A apresentação estará a cargo dos coordenadores da publicação, Ernesto Português e Henrique Rodrigues, numa sessão presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Monção, José Emílio Moreira.
Trata-se de uma colectânea de estudos de vários especialistas, entre os quais, historiadores, sociólogos e linguistas de várias instituições superiores como o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Neste livro digital, o leitor confronta-se, entre outros, com estudos centrados em correspondências privadas, escritos de emigração e cartas de guerra.
Destacam-se os trabalhos apresentados sobre Monção. Um referente à Casa de Sende, da autoria de Ernesto Português. Outro relacionado com o arquivo de um antigo combatente monçanense na guerra colonial, da autoria de uma equipa de trabalho liderada por Henrique Rodrigues.

V.G./L.P.T.

Sem comentários: