sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

NEDAL abre extensão virada para a Galiza


Núcleo de Estudos em Direito das Autarquias Locais é único em Portugal e alarga-se a Monção

O NEDAL - Núcleo de Estudos em Direito das Autarquias Locais da Universidade do Minho, único do género no país, inaugura este sábado uma extensão em Monção (nas instalações da Biblioteca Municipal), virada para a internacionalização. A cerimónia ocorre às 16h00, na biblioteca local, e conta com a presença do diretor do NEDAL, António Cândido de Oliveira, do presidente do município, José Emílio Moreira, e de vários académicos, juristas e autarcas de Portugal e Galiza. O NEDAL deve também estender em breve a sua ligação ao interior, nomeadamente a Mirandela, havendo já um protocolo com este concelho.

“A extensão em Monção é claramente uma forma de internacionalização. Alarga o âmbito de intervenção deste centro de investigação e junta-se ao excelente trabalho desenvolvido pela Universidade de Santiago de Compostela”, justifica António Cândido de Oliveira, que é professor catedrático da Escola de Direito da UMinho. A valência usufrui do bom acolhimento do município e da proximidade da Casa Museu de Monção/UMinho. A unidade possui diverso material bibliográfico e sala para reuniões e estudos. Tal como na sede em Braga, a investigação centra-se nas áreas da organização do Estado, democracia local, finanças, federalismo fiscal, ordenamento do território, urbanismo e justiça administrativa.

O NEDAL surgiu em 2007, tem 25 membros e está classificado como “muito bom” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Possui parcerias com a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), com várias entidades públicas e uma estreita colaboração com as universidades de Coimbra, Lisboa, Santiago de Compostela, Autónoma de Madrid (Espanha), Bolonha (Itália) e Santa Cruz do Rio Grande do Sul (Brasil). Nas suas atividades inclui-se o Grupo de Acompanhamento da Reforma da Administração Local (em curso), a coordenação de projetos científicos nacionais e internacionais, serviços de interação com a sociedade, a organização de congressos e encontros, bem como o lançamento de monografias e publicações periódicas, acabando de sair o nº 21 da “Revista Direito Regional e Local”. O site oficial é www.nedal.uminho.pt.

UM

Sem comentários: