domingo, 8 de setembro de 2013

AUTÁRQUICAS ESTE MÊS

É já no próximo dia 29 que vão decorrer as eleições autárquicas e, desta vez, espera-se uma “luta” renhida para se encontrar o sucessor de José Emílio Moreira (PS)  na liderança da Câmara Municipal.
À partida, o engenheiro Augusto Domingues, o atual vice, perfila-se como o seu sucessor, mas nada parece fácil, tanto mais que António Barbosa (PSD), apesar da sua juventude (37 anos), tem feito, segundo as nossas fontes, uma pré-campanha bem construída.
Abel Baptista, líder distrital do CDS/PP e deputado (integra a Mesa) na Assembleia da República, é um político experiente e, como se costuma dizer, não tem deixado o seu crédito por mãos alheias…  apesar de oriundo de outro concelho (Ponte de Lima).
Também oriundo de outras paragens é o nome que, desta vez, a CDU/PCP propôs como cabeça de lista à Câmara Municipal, o jovem Filipe Vintém, funcionário do PCP. Fixar o tradicional eleitorado desta força política deve ser o principal objectivo, pese o desejo de eleger um vereador.
Relativamente à Assembleia Municipal, além destas quatro forças políticas, também o Bloco de Esquerda – que, neste momento, está, inclusive, sem órgãos distritais - , apresenta lista para a Assembleia Municipal. Curioso será também saber os resultados nas freguesias que resultam da agregação por via da reforma administrativa, agora que o concelho passa das 33 para 24.
Uma nota, também, para o orçamento que os candidatos, em entrevistas à revista VALE MAIS, referiram ter para as suas campanhas: o do PS, 60 mil euros; PSD, 30 mil; CDS/PP, 20 mil; e CDU, perto de mil euros! É assim?!...

Sem comentários: