segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

LAMPREIA DO RIO MINHO SERVIDA EM CERCA DE UMA CENTENA DE RESTAURANTES DO VALE DO MINHO

Iniciativa, denominada “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, decorre nos fins de semana de fevereiro e março. Quem visitar a região, poderá deliciar-se com arroz de lampreia ou à bordalesa mas também com opções mais contemporâneas: sushi, escabeche ou empanada. Autarquias disponibilizam programa complementar que engloba visitas guiadas ao património natural e construído e atividades diversas na montanha e no rio.

Nos fins de semana de fevereiro e março, cerca de uma centena de restaurantes do Vale do Minho (Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha) vão apresentar, com tradição, requinte e inovação, a Lampreia do Rio Minho aos visitantes e apaixonados pela boa gastronomia que, nesta época, se deslocam à região.
A apresentação desta iniciativa, já na VI edição, teve lugar este sábado na sala de exposições do Cine Teatro João Verde. Além do presidente da autarquia local, Augusto Domingues, marcaram presença, entre outros, o presidente da Adriminho e da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Baptista, e o presidente da Confraria da Lampreia do Rio Minho, João Guterres.
Destacando a importância económica deste afamado ciclóstomo junto da restauração e dos pescadores, os três coincidiram na defesa da certificação deste prato sazonal e na abertura de outras “roupagens” gastronómicas para diversificar a oferta e cativar novos públicos.
Augusto Domingues sublinhou que a iniciativa constitui “um valioso cartão-de-visita da região num período de época baixa” que contribui para “a vinda de muita gente de Portugal e da Espanha” garantindo-se “dinamização hoteleira e valorização das nossas paisagens e monumentos”.
Deixou um convite ao público: “A nossa lampreia tem sabor único e o saber de grandes cozinheiras. Venha provar este manjar e apreciar o muito que o território tem para oferecer”. E uma sugestão aos empresários de hotelaria: “Façam desta iniciativa um trampolim económico para o ano todo e não de apenas uns fins de semana. À qualidade na confeção e no atendimento, juntem moderação no preço para as pessoas regressarem”.
Nestes fins de semana, quem visitar a região do Vale do Minho, poderá deliciar-se com arroz de lampreia ou à bordalesa mas também com opções mais contemporâneas: sushi, escabeche ou empanada. Para acompanhar, uma garrafa de Alvarinho, um dos melhores vinhos brancos do mundo com selo de garantia da Sub-Região de Monção e Melgaço.
Neste período, as seis autarquias disponibilizam programas complementares que englobam visitas guiadas ao património natural e construído das respetivas localidades e atividades diversas na montanha e no rio. No caso de Monção, o ponto alto acontece no dia 1 de março, domingo, com a realização do XXXVIII Rali à Lampreia.

C.M.

Sem comentários: