terça-feira, 10 de março de 2015

MONÇÃO ASSINOU PACTO DO RIO MINHO TRANSFRONTEIRIÇO


Cerimónia, realizada hoje em Valença, juntou quinze autarcas do vale do minho português e do baixo minho galego. Tendo como objetivo a apresentação de um projeto comum ao Interreg Portugal/Espanha, documento reforça laços territoriais de proximidade e apela a uma melhor distribuição de financiamentos comunitários para o Norte de Portugal/Galiza.

Os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura – e nove concelhos do Baixo Miño, Galiza – A Caniza, A Guarda, Arbo, As Neves, Crecente, Rosal, Salvaterra do Miño, Tomiño e Tui -, assinaram , em Valença, o pacto do Rio Minho Transfronteiriço, consubstanciado na apresentação do projeto “Uniminho Ecotur 2.0”, 
Trata-se de um projeto comum aos municípios de ambas as margens do rio Minho avaliado em 6 milhões de euros que será candidatado na primeira convocatória do Programa Interreg V A Portugal/Espanha, aprovado em fevereiro pela Comissão Europeia, cuja abertura está prevista para o primeiro semestre de 2015.
O projeto “Uniminho Ecotur 2.0” assenta no desenvolvimento de um conjunto de atividades, entre as quais, a implementação do plano de expansão da rede de corredores verdes transfronteiriços, a valorização do património natural, cultural e vernacular do rio Minho transfronteiriço, e ações piloto de conservação e proteção da biodiversidade rural e urbana. 
Para o autarca monçanense, Augusto Domingues, presente na cerimónia, esta “união de esforços e sinergias” contribuirá para “uma posição sólida e consistente na defesa e valorização do rio Minho” com implicações positivas “na paisagem natural e na qualidade de vida das populações de ambos os territórios.”. 
Esclarecendo que apenas 20% dos fundos atribuídos pelo POCTEP foram realmente gastos em concelhos fronteiriços do Norte de Portugal-Galiza, Augusto Domingues, sublinha o papel desta parceria como elemento regulador de uma justa distribuição de verbas. “Vamos estar atentos aos projetos e garantir que sejam cumpridos de acordo com a sua filosofia e essência” acentuou.
Um dos objetivos estratégicos deste pacto é também a criação de uma A.E.C.T. – Associação Europeia de Cooperação Territorial que reforce a cooperação entre as duas margens do rio Minho. Os 15 concelhos subscritores têm uma população de cerca de 160 mil habitantes e 1560 km2 de área territorial, com uma densidade populacional de 103 habitantes por Km2.
Soubemos, entretanto, junto do edil Augusto Domingues, que o projeto, relativamente a Monção, poderá compreender uma zona de lazer nas Caldas, prolongamento da ecopista até Melgaço e uma ponto pedonal (internacional) de ligação a As Neves
M.

Sem comentários: