sexta-feira, 3 de julho de 2015

FEIRA DO ALVARINHO COM

Certame, cuja organização prevê a presença de 80 mil visitantes e uma injeção superior a meio milhão de euros na economia local, será visitada por dois governantes. Hoje, na inauguração do evento, pelas 17h00, marca presença o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito. Amanhã, pelas 16h00, a feira é visitada pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luis Campos Ferreira.

Entre hoje e o próximo domingo, Monção volta a receber a Feira do Alvarinho. Este ano, novamente no Campo da Feira, vão estar 108 expositores divididos por uma área coberta e outra descoberta.

A inauguração oficial está marcada para as 17h00 numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito. Amanhã, pelas 16h00, a feira é visitada pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luis Campos Ferreira.

No espaço descoberto marcam presença 67 expositores, entre artesanato, instituições sociais, culturais e desportivas, organização, venda de copos, patrocinadores oficiais e espaço Eprami.come. No espaço coberto, localizam-se os produtores de Vinho Alvarinho (21), tasquinhas (11) e fumeiros/doçaria (9).

O certame disponibiliza ainda multibanco, sanitários, posto médico, serviço Wi-Fi, espaço lounge, espaço multiusos e área infantil com ateliês para crianças dos 4 aos 10 anos. O investimento situa-se em 151.447,56 €, (produção, programação e divulgação), prevendo-se uma receita de 39.900,00 € referentes aos patrocinadores oficiais, expositores e venda de copos.

Para o autarca local, Augusto de Oliveira Domingues, “serão três dias de alegria, convívio e estabelecimento de negócios numa feira focalizada na promoção e comercialização do vinho Alvarinho de Monção e Melgaço e no reforço da economia local com reflexos positivos nas cafetarias, restauração e alojamento”.

Aplicação móvel para smartphones

Na presente edição, a Feira do Alvarinho lançou uma aplicação móvel com toda a programação referente ao certame, informação sobre pontos de interesse no concelho, alojamento, restauração, gastronomia, patrocinadores e produtores de vinho Alvarinho. Engloba ainda um menu com informações/contactos úteis.

Desenvolvida pela FTKODE, encontra-se disponível em todas as plataformas móveis, nos sistemas Android e IOS, podendo ser descarregada nas respetivas stores. Para o efeito, basta fazer uma busca com a palavra “Alvarinho”. Pode igualmente aceder através do código QR apresentado nos suportes comunicacionais da feira.

Provas comentadas e demonstrações culinárias

Para acompanhar o Alvarinho e os petiscos tradicionais, a organização programou iniciativas ligadas ao sector vinícola e atividades de animação e convívio. Desta forma, ao longo dos três dias estão previstas provas comentadas de vinho Alvarinho e demonstrações culinárias de pratos confecionados com o toque singular e requinte do Alvarinho.

Decorrendo no espaço multiusos, serão moderadas por José Silva, conceituado crítico de vinhos e gastronomia. Em apresentação estarão os seguintes pratos: “Hambúrguer de Cordeiro à Monção”, chefe Rui Ribeiro, “O Bacalhau da Revolta”, Chef João Oliveira, “A Codorniz dentro de um Alvarinho”, Chef Elísio Bernardes, “Lombelo à S. Jorge”, Chef José Vinagre, e “Lombo do Cordeiro Perfumado com Alvarinho e Especiarias”, Chef Hugo Martins.

Na componente musical, o programa reserva atuação dos grupos folclóricos do concelho de Monção e animação com “Female Funfarra” e “White Led Orquestra”. As noites vão animar-se com a viagem sonora de Álvaro Costa, na sexta-feira, e as prestações, sempre esperadas, de Isabel Figueira e Fernando Alvim, no sábado.

Promoção e comercialização do vinho Alvarinho

A Feira do Alvarinho de Monção tem como finalidade reforçar a sua condição de instrumento estratégico para a promoção e comercialização daquele produto singular produzido em Monção e Melgaço, enaltecendo as suas características vinícolas ímpares e diferenciadoras e promovendo o estabelecimento de parcerias comerciais.


Assume-se ainda como uma espaço de divulgação da atividade empresarial e associativa da região e como uma “montra” para a dinamização do mundo rural através da apresentação, valorização e comercialização de produtos e artigos locais e regionais.

C. M. 

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