Certame, cuja organização prevê a
presença de 80 mil visitantes e uma injeção superior a meio milhão de euros na
economia local, será visitada por dois governantes. Hoje, na inauguração do
evento, pelas 17h00, marca presença o secretário de Estado da Alimentação e
Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito. Amanhã, pelas 16h00, a feira é
visitada pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luis
Campos Ferreira.
Entre
hoje e o próximo domingo, Monção volta a receber a Feira do Alvarinho. Este ano,
novamente no Campo da Feira, vão estar 108 expositores divididos por uma área
coberta e outra descoberta.
A
inauguração oficial está marcada para as 17h00 numa cerimónia presidida pelo secretário
de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito. Amanhã,
pelas 16h00, a feira é visitada pelo secretário de Estado dos Negócios
Estrangeiros e Cooperação, Luis Campos Ferreira.
No
espaço descoberto marcam presença 67 expositores, entre artesanato, instituições
sociais, culturais e desportivas, organização, venda de copos, patrocinadores
oficiais e espaço Eprami.come. No espaço coberto, localizam-se os produtores de
Vinho Alvarinho (21), tasquinhas (11) e fumeiros/doçaria (9).
O
certame disponibiliza ainda multibanco, sanitários, posto médico, serviço
Wi-Fi, espaço lounge, espaço multiusos e área infantil com ateliês para
crianças dos 4 aos 10 anos. O investimento situa-se em 151.447,56 €, (produção,
programação e divulgação), prevendo-se uma receita de 39.900,00 € referentes
aos patrocinadores oficiais, expositores e venda de copos.
Para
o autarca local, Augusto de Oliveira Domingues, “serão três dias de alegria,
convívio e estabelecimento de negócios numa feira focalizada na promoção e
comercialização do vinho Alvarinho de Monção e Melgaço e no reforço da economia
local com reflexos positivos nas cafetarias, restauração e alojamento”.
Aplicação móvel para
smartphones
Na
presente edição, a Feira do Alvarinho lançou uma aplicação móvel com toda a
programação referente ao certame, informação sobre pontos de interesse no
concelho, alojamento, restauração, gastronomia, patrocinadores e produtores de
vinho Alvarinho. Engloba ainda um menu com informações/contactos úteis.
Desenvolvida
pela FTKODE, encontra-se disponível em todas as plataformas móveis, nos
sistemas Android e IOS, podendo ser descarregada nas respetivas stores. Para o efeito,
basta fazer uma busca com a palavra “Alvarinho”. Pode igualmente aceder através
do código QR apresentado nos suportes comunicacionais da feira.
Provas comentadas e
demonstrações culinárias
Para
acompanhar o Alvarinho e os petiscos tradicionais, a organização programou
iniciativas ligadas ao sector vinícola e atividades de animação e convívio. Desta
forma, ao longo dos três dias estão previstas provas comentadas de vinho Alvarinho
e demonstrações culinárias de pratos confecionados com o toque singular e
requinte do Alvarinho.
Decorrendo
no espaço multiusos, serão moderadas por José Silva, conceituado crítico de
vinhos e gastronomia. Em apresentação estarão os seguintes pratos: “Hambúrguer
de Cordeiro à Monção”, chefe Rui Ribeiro, “O Bacalhau da Revolta”, Chef João
Oliveira, “A Codorniz dentro de um Alvarinho”, Chef Elísio Bernardes, “Lombelo
à S. Jorge”, Chef José Vinagre, e “Lombo do Cordeiro Perfumado com Alvarinho e
Especiarias”, Chef Hugo Martins.
Na
componente musical, o programa reserva atuação dos grupos folclóricos do
concelho de Monção e animação com “Female Funfarra” e “White Led Orquestra”. As
noites vão animar-se com a viagem sonora de Álvaro Costa, na sexta-feira, e as
prestações, sempre esperadas, de Isabel Figueira e Fernando Alvim, no sábado.
Promoção e
comercialização do vinho Alvarinho
A
Feira do Alvarinho de Monção tem como finalidade reforçar a sua condição de
instrumento estratégico para a promoção e comercialização daquele produto
singular produzido em Monção e Melgaço, enaltecendo as suas características
vinícolas ímpares e diferenciadoras e promovendo o estabelecimento de parcerias
comerciais.
Assume-se
ainda como uma espaço de divulgação da atividade empresarial e associativa da
região e como uma “montra” para a dinamização do mundo rural através da
apresentação, valorização e comercialização de produtos e artigos locais e
regionais.
C. M.
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