segunda-feira, 17 de setembro de 2018

MONÇÃO COM M GRANDE, DE MARAVILHA



O chef Evaristo Cardoso, padrinho da Mesa de Monção


Numa cerimónia realizada na Praça da Praia dos Pescadores, em Albufeira, ontem à noite, dia 16, foram reveladas as “7 Maravilhas à Mesa. Após quase dois meses de votação pública, a “Mesa de Monção”, única representante do Minho na gala final, consagrou-se como uma das 7 mesas eleitas pelos portugueses.

As restantes foram Albufeira, Bairrada ao Mondego, Lajes do Pico, Mirandela, Terras da Chanfana e Vila Real. Antes da entrega de prémios, o presidente das “7 Maravilhas à Mesa”, Luis Segadães, revelou que a próxima edição, em 2019, será dedicada à doçaria.

Albufeira acolheu a cerimónia, um evento que contou com Salvador Sobral como artista convidado. “Amar pelos Dois” e “Mano a Mano” foram os dois temas interpretados pelo vencedor do Festival da Canção, em 2017. Em palco, como em todas as galas deste ano, esteve Daniel Pereira Cristo e a sua banda, com uma “Rapsódia à Mesa”. O espetáculo contou ainda com três momentos de dança e um momento piromusical no final.

As “7 Maravilhas à Mesa foram a sétima edição das “7 Maravilhas em Portugal”, um projeto que uniu gastronomia, vinhos e azeites, e roteiros num conceito integrado de “mesa” que não existia. O projeto arrancou em novembro do ano passado, com a fase de candidaturas. De uma lista longa de cerca de 200 mesas candidatas, foram selecionadas 49 pré-finalistas por um painel de 77 especialistas de todas as regiões do país.

A votação pública começou a 20 de julho e as finalistas foram apuradas em 7 galas eliminatórias, emitidas aos domingos em prime time na RTP1 e RTP Internacional. Em cada gala eliminatória foram apuradas duas finalistas, num total de 14, que foram votadas numa segunda fase de votação, entre 9 de setembro e a gala final, realizada no domingo à noite.

As 7 mesas eleitas foram escolhidas por votação pública e apuradas pelo maior número de votos, as 7 em pé de igualdade. Todo o processo de votação foi auditado pela PwC. Os espetáculos contaram com apresentação de Catarina Furtado e José Carlos Malato.

C.M.

Sem comentários: