sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

MUSEU DO ALVARINHO RECEBEU MAIS DE 50 MIL PESSOAS EM 5 ANOS






O Museu do Alvarinho, localizado na Casa do Curro, foi inaugurado no dia 28 de fevereiro de 2015, faz hoje 5 anos, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque. A partir desse dia, Monção passou a contar com um equipamento relevante e defensor do vinho Alvarinho, aberto a munícipes, turistas e apaixonados pelo mundo dos vinhos.

O ano com maior afluência de visitantes foi 2019, com 11.773, seguindo-se 2015 (10.356), 2016 (10.044), 2018 (9.893) e 2017 (8.137). Em 2020, até ao momento, contabilizaram-se 850 visitantes. Contas feitas, passaram pelo Museu do Alvarinho 51.053 visitantes de diferentes nacionalidades. Sem surpresa, os meses com maior afluência são junho, julho e agosto.

Com o nome registado, o Museu do Alvarinho constitui um espaço de promoção, comercialização e degustação daquele produto demarcado e singular com elevada importância na economia de muitas famílias monçanenses e suporte da identidade cultural e histórica do concelho.

Distribuído por diferentes áreas, este espaço proporciona aos visitantes uma autêntica viagem pelo mundo deste famoso néctar, disponibilizando informação interativa sobre a origem, evolução e empresas dedicadas à produção deste verdadeiro ex. libris do concelho de Monção.

As empresas de Vinho Alvarinho com produto rotulado, tantas e tantas vezes premiadas em concursos nacionais e internacionais, encontram neste espaço “uma porta de acesso” para a valorização dos seus produtos, bem como um “ponto de encontro” para provas comentadas, encontros promocionais e estabelecimento de parcerias negociais. 
C.M.

Entretanto, será no Museu do Alvarinho/Casa do Curro que ocorrerá no próximo dia 14 de março, sábado, pelas 16h, o lançamento do livro "Da Casa de Sende aos Governos do Maranhão, Piauí e Grão-Pará", edição da Universidade do Minho (Casa Museu) e da Câmara Municipal de Monção. Uma obra do conhecido historiador Ernesto Português, oriundo de Monção, e que, para a elaboração da mesma, contou, designadamente, com espólio da Casa de Sende que, na oportunidade, será alvo de um protocolo de entrega à guarda do Arquivo Municipal.



Sem comentários: