segunda-feira, 18 de maio de 2020

JÁ SE PODE VOLTAR A CIRCULAR NA ECOPISTA


No âmbito das medidas de contenção do novo coronavírus COVID-19, os Municípios de Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira determinaram, no passado dia 27 de março, a proibição da utilização pedonal e ciclista da Ecopista do Rio Minho.
Esta decisão concertada integrou um conjunto alargado de medidas tomadas pelos três municípios, entre as quais, o encerramento de espaços públicos de lazer e parques infantis. No caso de Monção, foi vedado o acesso ao Parque das Caldas e ao Parque da Lodeira.
Hoje, mais de um mês e meio depois, coincidindo com o início da segunda fase de desconfinamento, foi levantada a proibição de circulação, sendo permitida a utilização da Ecopista do Rio Minho, corredor verde com várias distinções internacionais, entre as quais, o prémio de 3ª Melhor Via Verde da Europa, nos 8th European Greenway Award, na Irlanda, em 2017.
O primeiro troço da Ecopista do Rio Minho, entre o apeadeiro de Cortes, em Monção, e a ponte seca, em Valença, foi inaugurado no dia 14 de novembro de 2004, merecendo, desde o início, rasgados elogios e aplausos por parte dos utilizadores daquele trajeto verde.
Com os anos, a Ecopista foi ampliada nos dois concelhos e prolongada a Vila Nova de Cerveira, apresentando um conjunto de atributos e motivos de interesse que fazem desta via ecológica, a primeira em Portugal a aproveitar linhas férreas desativadas, uma referência para quem gosta de praticar desporto em comunhão com a natureza.
Hoje, reabriu também o acesso automóvel ao Parque das Caldas e ao Parque da Lodeira, permitindo que a população e visitantes possam regressar aquelas áreas ribeirinhas de Monção, podendo utilizar as estruturas existentes como, por exemplo, o passadiço de madeira junto ao rio, o parque de merendas, o parque infantil, o campo de futebol sintético e os courts de ténis.

C. M.

Sem comentários: