terça-feira, 30 de junho de 2020

MONÇÃO SEM COVID - 19


Foi anunciado esta terça-feira pelo município de Monção, um dos mais transparentes da região quanto à pandemia da Covid-19. Este concelho deixou de ter casos ativos desta, após cerca de três meses e meio de casos. O último  foi o de uma utente do Lar da Santa Casa da Misericórdia.
No total, o concelho teve 128 casos confirmados de infeção, 94 dos quais relativos à Misericórdia de Monção, e 11 óbitos. Com este último caso curado, somou um total de 117 recuperados.
Monção foi, no entanto, o 2º concelho do distrito mais afetado pela pandemia. O primeiro foi Viana do Castelo, o mais populoso com, aproximadamente, 84 400 habitantes e 192 casos conhecidos. Monção é, com cerca de 17 800 pessoas, o 4º mais populoso.
Todavia, como assinala o município de Monção,  embora a notícia seja bastante importante e positiva, (…) as medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por todos os monçanenses, instituições públicas e privadas.”
Entretanto, lembra ainda a autarquia, amanhã, 1 de julho, marca o início do período critico de incêndios florestais e a reabertura normal das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, incluindo, claro está, a de Monção- Salvaterra.
Entretanto, o  primeiro-ministro português, António Costa, apelou já ao cumprimento "com muito rigor" de todas as normas de segurança e saúde contra a covid-19 para evitar a possibilidade de as fronteiras entre Portugal e Espanha voltarem a fechar.

Sem comentários: