terça-feira, 30 de junho de 2020

“SONS DO MINHO” APADRINHAM “VIRA DO ALTO MINHO”



Honrado com a distinção, grupo promete defender e valorizar o vira alto minhoto como um elemento basilar da cultura e património imaterial do nosso país.

O Grupo “Sons do Minho” são os padrinhos da candidatura do “Vira do Alto Minho” no concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”. A eliminatória distrital realiza-se no dia 16 de julho, em Ponte da Barca. O primeiro classificado, cuja votação é feita pelo público, através de chamada telefónica, segue para a semifinal. 

Na página oficial do Facebook, os promotores da candidatura referem que “é com grande orgulho que anunciamos como padrinhos da nossa candidatura o Grupo Sons do Minho”, sublinhando o papel do grupo na "defesa e valorização" da cultura alto minhota:

“São grandes divulgadores da cultura popular do nosso distrito e participantes assíduos em eventos relacionados com o folclore. Um grupo que vive e sente o Vira do Alto Minho. Um bem hajam por mais este contributo para o enaltecimento da cultura popular”.

O grupo, pela mesma via, já manifestou a sua satisfação: “É com imenso orgulho que oficialmente nos revelamos padrinhos da candidatura do “Vira do Alto Minho” às 7 Maravilhas da Cultura Popular. Uma candidatura transversal a todo o distrito de Viana do Castelo e que enaltecerá o vira alto minhoto como um elemento basilar da cultura e património imaterial do nosso país”.

Oriundo de Viana do Castelo e constituído por oito elementos, o Grupo “Sons do Minho – Concertinas e Desgarradas” visa a divulgação e preservação da cultura e da música popular, sendo, atualmente, uma referência nacional deste género musical.

Num espetáculo único e dinâmico, o grupo convida o público a desfrutar de temas tradicionais portugueses, das cantigas à desgarrada e das músicas originais deste grupo que, entre outras, criou o hino da “Feira da Foda”, certame que se realiza, anualmente, na freguesia de Pias.

C.M.

Sem comentários: