sexta-feira, 22 de julho de 2022

𝗘𝗖𝗢𝗩𝗜𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗠𝗜𝗡𝗛𝗢, 𝟮ª 𝗙𝗔𝗦𝗘, 𝗔𝗕𝗘𝗥𝗧𝗔 𝗔𝗢 𝗣𝗨́𝗕𝗟𝗜𝗖𝗢

𝗢 𝘁𝗿𝗮𝗷𝗲𝘁𝗼, 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗲𝘅𝘁𝗲𝗻𝘀𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝟭𝟱𝟱𝟬 𝗺𝗲𝘁𝗿𝗼𝘀, 𝗮𝗰𝗼𝗺𝗽𝗮𝗻𝗵𝗮 𝗼 𝗿𝗶𝗼 𝗠𝗶𝗻𝗵𝗼, 𝗽𝗲𝗿𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝗻𝗱𝗼 𝗰𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗼𝘀 𝗲 𝗰𝗮𝗿𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀 𝗲𝘅𝗶𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀.

No âmbito do Projeto “Ecovia do Rio Minho, Troço Caldas de Monção – Bela”, que engloba a execução de três fases com uma extensão aproximada de 4,5 quilómetros, foi aberta ao público a 2ª fase, ligando o posto aquícola, em Troviscoso, ao antigo posto da Guarda Fiscal, no limite entre Troviscoso e a Bela.
Esta manhã, o presidente, António Barbosa, e os vereadores, João Oliveira, Daniela Fernandes e Agostinho Correia, acompanhados por dois elementos do Gabinete de Apoio à Presidência, Carine Esteves e Filipe Amoedo, fizeram o percurso em bicicleta elétrica.
Além de assinalar a abertura deste novo troço ecológico colado ao rio Minho, este passeio tranquilo e relaxante teve como objetivo incentivar a prática da mobilidade suave, através da divulgação do projeto e-bike Rio Minho, promovido pelo AECT Rio Minho e as três eurocidades da região.
O trajeto, com extensão de 1550 metros, foi implantado nas encostas do Rio Minho, presença constante ao longo de todo o percurso, atravessando caminhos já existentes, num traçado serpenteado com poucas inclinações, de forma a adaptar-se à acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.
Os trabalhos, no montante global de 175 mil euros, tiveram em conta os objetivos de preservação e promoção dos valores ecológicos e ambientais do território, assegurando a defesa e a valorização dos elementos patrimoniais e paisagísticos relevantes, bem como a proteção de zonas de maior sensibilidade biofísica e a salvaguarda dos sistemas de lazer e fruição naquela área ribeirinha.
Nesta intervenção minimalista, foram utilizadas técnicas de estabilização de taludes e proteção de linhas de água baseados em princípios de engenharia natural, de forma a respeitar a morfologia do terreno existente e a proceder a uma regeneração rápida da paisagem.
Com percurso em betão poroso, com acabamento em cor castanha, a imitar o saibro natural, pretendeu-se a criação de um percurso agradável e aprazível junto ao rio Minho, adaptado à topografia original e incidindo, fundamentalmente, em caminhos e carreiros existentes, evitando-se o corte de vegetação autóctone.´

M.M.

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