quinta-feira, 2 de novembro de 2023

MONÇÃO CELEBROU O IDOSO DURANTE O MÊS DE OUTUBRO



O Município de Monção celebrou o Dia Internacional do Idoso, 1 de outubro, durante todo o mês de outubro, através da realização de atividades intergeracionais, envolvendo as associações de jovens, coletividades e clubes locais e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS`s) do concelho.

Esta iniciativa, que juntou idosos e jovens num convívio salutar e enriquecedor, proporcionando momentos de aprendizagem, transmissão de saberes e partilha de valores, teve como finalidade aproximar gerações e sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade em protegermos e cuidarmos dos “velhinhos”.

 

De acordo com o cronograma, estabelecido em articulação com as instituições sociais e as coletividades locais, a Associação All Styles visitou a Santa Casa da Misericórdia de Monção (na foto) e o Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso, em Pias, enquanto o Clube de Karaté Olmo fez uma demonstração da modalidade no CENSO.

 

Por sua vez, o Monção Basket Clube deslocou-se ao Centro Paroquial e Social de Barbeita, a Juventude Social Democrata conversou com os idosos no Centro Paroquial e Social de São Pedro de Merufe, e o Desportivo de Monção deu “show de bola” na Associação São Cosme e Damião, em Podame.

 

Projetos “Baús Volantes” e “Idade Maior”

 

Além destes encontros intergeracionais, o mês de outubro contemplou outras iniciativas frutuosas para a promoção do envelhecimento ativo no nosso concelho. Decorreram conferências dedicadas à temática, participaou-se nas olimpíadas seniores, com a presença de 38 atletas na final distrital, e foram retomados, mais um ano, aos projetos “Baús Volantes” e “Idade Maior”.

 

O projeto “Baús Volantes” consiste na deslocação de uma técnica da Biblioteca Municipal aos centros de dia e lares de idosos do concelho. No baú, seguem vários livros, cujas leituras proporcionam aos idosos institucionalizados muitas lembranças e momentos de cultura e lazer.

 

No projeto “Idade Maior”, os idosos deslocam-se ao Cine Teatro João Verde para a visualização de filmes e documentários nacionais. Com entrada gratuita, passam uma tarde diferente. No dia 15 deste mês, vão poder assistir ao filme “Para cá do Marão”, do realizador José Mazeda.


M.M.

Sem comentários: