Os trabalhos de requalificação valorizam a mobilidade pedonal e a sustentabilidade ambiental, alargando a capacidade de estacionamento às portas do centro histórico.
Com o objetivo de requalificar, dignificar e enobrecer a principal entrada poente da vila, o Município de Monção procedeu a uma autêntica “revolução” urbanística naquela zona, tornando-a bastante mais atrativa e convidativa. A abertura ao público teve lugar ontem, quinta-feira, ao final da tarde.
Dando continuidade ao projeto de requalificação global da envolvente da antiga estação da CP, os trabalhos, no montante de cerca de 1,1 milhões de euros, contemplaram a requalificação integral da Avenida D. Afonso III, bem como a criação de parque de estacionamento, rotunda rodoviária e ligação entre a referida avenida e a Rua D. Afonso Henriques.
O arranjo na Avenida D. Afonso III transformou, por completo, aquela zona nobre da vila, valorizando a mobilidade pedonal e a sustentabilidade ambiental. Com passeios generosos para os peões, em ambos os lados, mantem-se a circulação automóvel nos dois sentidos. Ao todo, foram plantadas cerca de 70 árvores de várias espécies.
No seu conjunto, envolvendo a Avenida D. Afonso III, a Rua D. Afonso Henriques e o novo parque de estacionamento, foram criados cerca de cem lugares de estacionamento, cinco para pessoas com mobilidade reduzida, aumentando a capacidade de aparcamento às portas do centro histórico.
Centrado em três aspetos fundamentais da vivência comunitária, nomeadamente, a requalificação urbanística, a eficiência energética e a dinamização comercial, o presente investimento terá continuidade com a beneficiação da Rua das Cancelas e toda a área junto à muralha, propondo-se uma função direcionada para o descanso e lazer.
M.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário