quinta-feira, 19 de junho de 2008

ONDE SE PAGA PIOR

Monção é, no conjunto dos 10 municípios do Alto Minho, aquele onde os patrões pagam pior aos seus empregados. Esta é a conclusão que se retira de um estudo da União de Sindicatos de Viana do Castelo, que recorreu, nomeadamente, a dados do Instituto Nacional de Estatística.
Os elementos alvo do estudo referem-se a 2005 e revelam que, em média, os trabalhadores do distrito ganhavam 698, 04 euros/mês, sendo que os homens recebiam 760, 63 euros/mês e as mulheres 618, 53 euros. Em Monção, a média era apenas de 586, 94 euros, com as mulheres a auferirem 534, 74 euros e os homens 623, 39 euros.
É na capital de distrito, Viana do Castelo, onde se recebe melhores ordenados. Os homens com 843, 43 euros e as mulheres 655, 49 euros, sendo a média de 759, 12 euros. Nos vizinhos concelhos de Valença e Melgaço, a média das renumerações era de, respectivamente, 673, 50 euros e 647, 03 euros. Acima da média distrital, apenas se situavam Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Caminha, exactamente onde existe um maior grau de industrialização. Curiosamente, o sector que mais bem paga é o terciário (723, 90 euros), o único com salários acima da média geral.
Tudo isto mostra que Monção tem um longo caminho a percorrer e que este tem de ser feito com esforço, dedicação e sacrifício. Não basta “encher a boca" de elogios a esta terra e dizer que ‘Monção é que está a dar’. As acções de promoção são, claro, de saudar, mas não basta se, a apoiá-las, não existir algo sustentável. Também não é intelectualmente honesto limitar-se a culpar o poder local e, até, o nacional pelo atraso de Monção.
As forças vivas locais e o tecido empresarial têm de mostrar dinamismo e uma cultura de desenvolvimento que não se baseie no betão.... Nesse sentido, alguns casos já se têm verificado, mas, infelizmente, isolados e meramente pontuais. Urge uma planificação e estratégia de desenvolvimento concertada entre os vários actores locais, mandando, de vez, para o ‘caixote do lixo’ as daninhas mentalidades ‘paroquiais’.

1 comentário:

Borges Joachim Pedro disse...

Os seus dados sao interessante mais jà tems data de 2005. Qual é a situaçao em 2008? E qual sao as previsoes para os anos a vir?
Esse dados tomem em conta todas as categorias professionais?
Qual é a posiçao dos salarios da regiao em referncia ao salario minimo? 10%,20 or 50% mais?
Gostaria tembem de conhecer quais sao as categorias professionais a area de trabalho que estao a se desenvolver mais na regiao.

Saudaçoes