quinta-feira, 26 de junho de 2008

SÃO TIAGO DE PIAS

“São Tiago de Pias – História e Cultura” é a próxima obra de Ernesto Português, que terá dois lançamentos no próximo mês de Julho - um em Monção, na Casa do Curro (dia 12, às 21h30), e outro em Pias, no Salão do Centro Social e Paroquial (dia 13, às 17h30).
Ernesto Português é um monçanense, natural de Cambeses e radicado em Braga, que tem dedicado os seus reconhecidos méritos de historiador à sua terra. Dele, Monção já conhece algumas das suas obras e ensaios, editados em livros e em jornais.
O programa de apresentação da obra naqueles dois locais tem pequenas diferenças. Em ambos os casos actuará o Grupo Coral de Pias, o autor falará do livro e usará da palavra Agostinho Caldas, Pároco de Pias. Só que, enquanto este, na sua paróquia, se encarregará das palavras de encerramento, em Monção (vila) será o presidente da Câmara, José Emílio Moreira, que terá essa função. Por sua vez, a apresentação da obra caberá, em Monção, a José Marques, professor jubilado da Universidade do Porto, e, em Pias, a Armindo Ponte, professor do ensino secundário (aposentado) e ex-presidente de Câmara.
Pelo rigor a que nos habituou e pelo modo cativante como sabe transmitir os seus conhecimentos, é de toda a conveniência estar atento a mais esta obra deste monçanense.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bons dias
Desculpe contactá-lo desta forma, mas foi por acaso que descobri o seu blog.
E descobri porque estava à procura de uma freguesia "S.Tiago de Pias", donde é natural um antepassado meu.
Descobri há pouco que a família do avô materno do meu pai era de Monção (Cambeses, Mazedo e Pias), e também de Valença do Minho.
Sendo eu de Faro, bem como toda a família da minha mãe (desde o século 17), foi para mim uma surpresa, pois sempre pensei que a família do meu pai fosse toda do Porto.
Em Cambeses, o mais longe que fui foi conseguir a caderneta militar de um meu trisavô, Domingos PEREIRA (1831-1872), sargento de Infantaria em Monção.
Tudo isto para lhe perguntar se haverá em Monção algum local onde possa seguir as origens destas pessoas, pois penso em Setembro próximo visitar essa localidade.
Grato pela atenção.
Hélio d´Oliveira Pereira