terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

LAMPREIA PARA ANIMAR E CERTIFICAR

Durante este mês e o próximo, em 95 restaurantes dos seis municípios do Vale do Minho — entre os quais Monção — será possível apreciar a Lampreia do Rio Minho.
A iniciativa, apresentada em Viana do Castelo (Augusto Domingues e José Emílio Moreira marcaram presença em representação da autarquia monçanense), é da ADRIMINHO que, deste modo, encontrou um excelente pretexto para unir os municípios nesta rede intermunicipal num projecto designado como “Lampreia do Rio Minho – Um Produto de Excelência”.
Este evento, conforme referiu Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, inscreve-se no âmbito do Produto Estratégico “Gastronomia e Vinhos”, considerado pelo Plano Estratégico Nacional de Turismo “como primeira prioridade para o Porto e Norte”.
Melchior Moreira propõe, inclusivamente, que seja instituído “um Regulamento para as iniciativas gastronómicas a desenvolver no Porto e Norte de Portugal, que poderá assumir a designação de Manuel de Identidade – Marca de Excelência e Qualidade ‘portoenorte.come’, no sentido de procedermos à publicação de um Calendário Anual das iniciativas do Porto e Norte de Portugal com a assinatura ‘portoenorte.come’”.
Desde já, um dos objectivos enunciados por aqueles seis municípios é a certificação da Lampreia do Rio Minho. “Sabemos que o nosso produto é de referência, devemos, por isso, lutar para destacá-lo dos demais. Tentativas isoladas para realçar a qualidade dos produtos endógenos não têm a força suficiente, daí a importância desta união”, sublinham os autarcas.
Rui Solheiro, presidente da Câmara de Melgaço e da CIM, aproveitou, ainda, para reivindicar, para o Minho e Alto Minho, uma igualdade de acessos a apoios, no sector turístico, idênticos aos que o Douro, também no Norte de Portugal, já está a receber.
De resto, segundo números avançados, na ocasião, por Francisco Sampaio, conhecida figura da gastronomia e turismo alto-minhoto, esta iniciativa de promoção da lampreia deverá levar ao consumo, aproximado, de 100 mil lampreias e a uma receita na ordem dos 5 milhões de euros.
Em Monção, a iniciativa envolve 17 restaurantes e compreende um programa de animação, cujo ponto alto ocorrerá no próximo dia 28, com a 33ª edição do Rally à Lampreia. Desde já, porém, tem a decorrer, na Casa do Curro, a exposição “A Pesca da Lampreia no Rio Minho”. Por outro lado, no último sábado, decorreu, na EPRAMI, um “showcooking” com cozinheiros locais, enquanto no domingo, Dia dos Namorados, foi distribuída uma flor pelas senhoras nos restaurantes aderentes (discriminando, de forma notória, os casais gays).
Paralelamente, decorrem visitas guiadas ao centro histórico, à Casa Museu, Solar de Serrade, PRVAM, Centro de Interpretação de S. Caetano, Museu da Adega, pesqueiras do rio Minho e balneário termal. Os bombos e as concertinas prometem animar o evento, bem como, a 20 de Março, um passeio de bicicleta na ecopista

Sem comentários: