quinta-feira, 4 de março de 2010

LAMPREIA E TRADIÇÃO

Apesar do tempo menos favorável, foram muitos os que, no último domingo, afluíram a Monção, a fim de assistir à 33ª edição do Rally à Lampreia, uma prova de perícia automóvel no centro da vila, bastante perigosa e provocadora de bastante adrenalina.
Paralelamente foi servido, em cerca de três dezenas de unidades de restauração, o famoso ciclóstomo, com os comensais a saborearam os “torinhos” e o arroz, acompanhados, em muitos casos, por esse divino néctar que é o Alvarinho.
Participámos no almoço oficial, que decorreu no Restaurante Monte do Crasto, e em que pilotos (que não são, propriamente, abstémios!) também marcaram presença. Foram 36 e não a meia centena que se tinham inscrito. O mau tempo “afastou” os oriundos de paragens mais longínquas...
O público, porém, não faltou e resistiu mesmo à chuva matutina, já que, de tarde, o tempo “abriu” um pouco. Tudo correu bem, para alívio de muita gente, nomeadamente da autarquia municipal que está envolvida na organização.
Todavia, em conversa com pilotos, há quem defenda que a primeira parte da prova deveria passar a realizar-se ao sábado á noite e não ao domingo de manhã. Argumentam com a espectacularidade de uma prova à noite e no que isso representaria em termos de atracção de público.
A Câmara Municipal, nomeadamente o seu presidente, não se mostra, porém, muito entusiasmada. Fala na tradição da prova e nas alterações que isso implicaria. Deixa, porém, a porta ligeiramente aberta quando admite a disponibilidade para tal se existirem empresas, apoiantes do evento, que “entendam que essa é a melhor solução”.
Outra questão que se levanta tem a ver com a questão financeira. Segundo nos informam, é a Câmara Municipal que suporta todas as despesas, incluindo a do almoço oficial e da logística. A receita das inscrições (cada concorrente paga mais de 100 euros) vai direitinha para o Desportivo. Não percebemos a razão para tal de quem não faz nada pela prova! Melhor seria, então, para uma instituição de solidariedade social, como, por exemplo, a dos Bombeiros Voluntários.
LAMP

1 comentário:

Borges Joachim Pedro disse...

ao sujeto do diheiro das inscriçao esto completamente daccordo com o a sua reflexao.
Agora por o Rally: onde é que se pode ver fotos o fimes do rally 2010?

Saudaçoes