quinta-feira, 15 de abril de 2010

CADERNOS DE UM BARBEIRO COLIGIDOS POR HISTORIADOR

Está marcado para as 17h00 do próximo dia 24, no Arquivo Municipal de Monção, o lançamento da mais recente obra de investigação do historiador Ernesto Português, a sexta sobre o concelho de Monção. Embora radicado, há muitos anos, em Braga, este continua a dedicar-se à sua terra, às suas gentes, ao seu património e à sua história, investigando e divulgando-a nas mais diversas paragens. Quer publicando livros, escrevendo nos jornais e dando conferências... ainda estes dias soubemos que se prepara para o fazer, dentro de semanas, durante uma palestra na ilha da Madeira.
“Cadernos de contas de um barbeiro/Memórias de Monção” acaba por ser uma obra, com mais de 260 páginas, sobre a nossa memória colectiva. Nela, como escreve o professor catedrático Justino Magalhães, no prefácio, Ernesto Português “procura inventariar o que de mais significativo se lhe afigura nos cadernos de António Sá Vieira e de Clemente Vieira (...) teve o (bom) senso de perspectivar a sua observação e a sua análise a partir da História Local. Assim, foi-lhe possível registar planos de observação, acontecimentos, olhares críticos e multifocados”.
O catedrático da Universidade de Lisboa sublinha que Ernesto Português, percebendo “as virtudes e as potencialidades desta fonte, emprestou-lhes o apurado labor técnico de um historiador experimentado (...); colectou rigorosamente as fontes, leu-as, catalogou-as, sistematizou-as na sua internalidade (temáticas, categorias, conceitos); confrontou-as, no quadro da História Local, com outras fontes oficiais e não oficiais”.
Uma sessão de lançamento de um livro (que não é, apenas, mais um livro!...) cuja apresentação estará a cargo de Henrique Rodrigues, professor na Escola Superior de Educação de Viana e na Universidade Portucalense, e que será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Monção, entidade que o edita.

2 comentários:

Administrador disse...

Boas, escribolles dende Galicia (Pazos de Borben). Temos pensado facer un campionato en categoria junior(anos 91,92,93) o vindeiro sabado 19 de xunho, estarian vostedes interesados en vir participar?

unha aperta

deixolles a minha telefono

619709803

Manuel Sotomaior disse...

esqueceram-se de especificar de que campeonato se trata!