sexta-feira, 23 de julho de 2010

CENTRO CULTURAL JOÃO VERDE

GOVERNO APROVA FINALMENTE A 2º FASE

Obra deverá arrancar ainda no corrente ano para estar concluída em finais de 2011. Equipamento cultural terá uma funcionalidade polivalente, recebendo exposições, seminários, colóquios, concertos, cinema e teatro.

A 2º fase do futuro Centro Cultural “João Verde” foi aprovada pelo governo com uma comparticipação de cerca de 1 milhão de euros no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte. A empreitada deverá arrancar ainda no corrente ano para estar concluída em finais de 2011.

Além da projecção de películas e apresentação de peças de teatro, o equipamento cultural, localizado no centro urbano de Monção, receberá uma intensa actividade através da realização de seminários, colóquios, concertos de música clássica, exposições e outras iniciativas de cariz cultural.

De acordo com o projecto, no rés-do-chão fica localizado o palco, cuja dimensão ronda 160 metros quadrados, um átrio com uma área de 180 metros quadrados, uma sala com capacidade para 308 lugares sentados, um bar, vários camarins e instalações sanitárias.

O segundo piso, cujo acesso é feito por uma escadaria ou elevador, engloba um espaço amplo (118 metros quadrados) reservado a exposições. Paralelamente, serão executadas cabines de tradução, projecção, luz e som, e camarins individuais e colectivos com serviço sanitário exclusivo.

Para o terceiro andar está projectada a instalação de um café-concerto dimensionado para a colocação de dez mesas e quarenta cadeiras, um palco de apoio com extensão de 16.3 metros quadrados, bar, armazém e instalações sanitárias.

Inaugurado em 1947

O Cine-Teatro "João Verde" foi inaugurado em Junho de 1947, tornando-se, desde logo, numa das mais importantes salas de espectáculos do Alto Minho. Na primeira metade da década de oitenta, os proprietários decidiram encerrar o edifício que, votado ao abandono, viria a degradar-se progressivamente.

Em 1998, a Câmara adquiriu o imóvel por 350 mil euros, tendo a escritura de transferência de propriedade sido realizada em 1999, aquando do pagamento da última prestação aos anteriores proprietários.

Posteriormente, procedeu-se à elaboração do estudo prévio e projecto de adaptação, recuperação e redimensionamento espacial do edifício que, tendo sido desenvolvido pelos técnicos do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) do Vale do Minho, compreendeu as orientações delineadas pelo Instituto Português de Artes e Espectáculos.

Depois da primeira fase de recuperação, que consistiu na beneficiação de toda a fachada e telhado, avança-se agora para a 2ª fase que incidirá na beneficiação do interior e apetrechamento com os necessários equipamentos técnicos para receber variados acontecimentos culturais.

F.S./C.M.M.

Sem comentários: