segunda-feira, 29 de novembro de 2010

UNIVERSO DA ÁGUA EM TEATRO ITINERANTE

“CLEPSIDRA” é o nome da peça de teatro relacionada com a temática da água, que a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) promove durante os meses de Dezembro e Janeiro, junto do público escolar e familiar do Alto Minho.

A iniciativa conta com a colaboração do projecto pedagógico Aproximarte, criado pela companhia de teatro profissional Comédias do Minho. A estreia da peça está marcada para o próximo dia 2 de Dezembro, na Casa da Cultura de Melgaço.

Com criação de António Júlio e co-criação e interpretação de Gonçalo Fonseca, CLEPSIDRA conta a história de pessoas, lugares e acontecimentos, à margem de problemáticas colocadas pela gestão, distribuição e consumo de água. Utilizando uma abordagem prática e interactiva, pretende-se, a partir de elementos relacionados com a água, desafiar o público para uma viagem que pode partir da respiração do seu próprio corpo, da torneira da sua casa, do rio da sua terra ou do saneamento do seu país e passar por mares, minas, montanhas, grutas, glaciares, poços, pólos, à volta do mundo.

O objectivo, enunciado como o principal, é despertar a consciência cívica e a responsabilidade social para as questões e problemáticas de gestão e aproveitamento dos recursos hídricos, articulando a intervenção lúdico-pedagógica com o universo artístico, num esforço comum de sensibilização, formação e fidelização de públicos.

No total serão realizadas 35 sessões, das quais 25 dirigidas às escolas do 1º ciclo, 5 para o 5º e 6º anos de escolaridade e 5 para o público em geral, com a duração de 60/70 minutos, que vão decorrer em separado consoante o tipo de público-alvo, envolvendo, segundo nos informaram, perto de 2.500 participantes.

As sessões para os alunos do ensino básico têm a seguinte calendarização: em Dezembro, dias 2 e 3, na Casa da Cultura de Melgaço; dias 7, 9 a 10 e 13 a 15, na Biblioteca Municipal de Monção; e em Janeiro, de 4 a 7 e dia 10, na Biblioteca Municipal de Valença; de 11 a 13, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira; e de 17 a 18, no Centro Cultural de Paredes de Coura, sempre às 10 e 14 horas.

Para o público familiar estão previstas sessões no dia 4 de Dezembro, em Melgaço, às 14h30, na Casa da Cultura; no dia 11, em Monção, também às 14h30, na Biblioteca Municipal; e em Janeiro, no dia 8, em Valença, às 14h30, na Biblioteca Municipal; no dia 15, em Vila Nova de Cerveira, às 11h00, na Biblioteca Municipal; e no dia 23, em Paredes de Coura, às 15h30, no Centro Cultural.

Sem comentários: