sábado, 12 de dezembro de 2015

ERNESTO PORTUGUÊS EDITA TESE DE DOUTORAMENTO

Ernesto Português, Cidadão de Mérito de Monção e, por diversas vezes, premiado pelos seus trabalhos, viu, em abril último, aprovada, com louvor e distinção, a sua tese de doutoramento.  Agora, chegou a ver de a apresentar, editada em dois volumes e com um total, aproximado, de 1 400 páginas, onde são divulgados documentos até agora desconhecidos do grande público.
A obra, distribuída pelos dois volumes, intitula-se  “Monsenhor Airosa – Pedagogo – Empresário, História do Colégio de Regeneração de Braga (1869 – 1931”. A apresentação decorreu na sede do Instituto Monsenhor Airosa (IMA), no Convento da Conceição à Rua Monsenhor Airosa, em Braga (cidade onde Ernesto Português vive), em dia de festa de aniversário desta instituição.
Na presença do Bispo da Arquidiocese, D. Jorge Ortiga, e dos responsáveis da instituição, bem como do vice da Câmara Municipal de Braga e do seu orientador de tese, o professor catedrático Justino Magalhães, da Universidade de Lisboa, as referências a este monçanense ilustre apontaram todas para a sua capacidade e labor intelectual, acima da média, além da envolvência em causas da  comunidade em que sempre se empenhou.

A ocasião serviu ainda para apresentação da Oratória à Imaculada, por Teresa Salgueiro (ex.Madredeus), na Igreja da instituição e que só abre ao público (estava repleta) em ocasiões especiais.

Sem comentários: