quinta-feira, 24 de novembro de 2016

MONÇÃO É O SEGUNDO CONCELHO DO MINHO COM MAIOR EQUILIBRIO FINANCEIRO

Indicador, inserido no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2015, coloca o nosso concelho na 26ª posição entre todos os municípios portugueses e na 9ª posição nos municípios de pequena dimensão (até 20 mil habitantes).

Monção é o segundo município da região do Minho, distritos de Viana do Castelo e Braga, com maior equilíbrio orçamental, sendo apenas superado por Viana do Castelo. O nosso concelho ocupa a 26ª posição entre todos os municípios portugueses e a 9ª posição nos municípios de pequena dimensão (até 20 mil habitantes).
Estes dados constam do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2015, publicação apresentada na passada terça-feira resultante de um trabalho de investigação do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). 
Com coordenação de João Carvalho e desenvolvimento de Maria José Fernandes, Pedro Camões e Susana Jorge,  o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, tornado público pela primeira vez em 2003, é uma referência na radiografia das contas do poder local.
Para Augusto de Oliveira Domingues, o posicionamento de Monção no ranking do equilíbrio financeiro municipal é revelador de uma política rigorosa e criteriosa. Adiantou: “Temos gerido a Câmara num contexto de responsabilidade e crescimento, ajustando os nossos encargos financeiros e mantendo investimentos estruturantes em todo o concelho. Estes indicadores deixam-me satisfeito mas não me surpreendem”.

O equilíbrio municipal é um indicador bastante importante de sustentabilidade financeira dos municípios, resultando da comparação entre a receita corrente bruta cobrada e a despesa corrente acrescida das amortizações de empréstimos de médio e longo prazo. No caso de Monção, conforme se pode constatar no quadro referente ao exercício de 2015, resultou num saldo corrente de 3.624.742,00 €. 

C. M.


Sem comentários: