sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

CÂMARA ANUNCIA ATENDIMENTOS NAS FREGUESIAS


Num que pretende ser um reforço da politica de proximidade, a Câmara Municipal de Monção (presidente, vereadores e elementos dos respetivos gabinetes de apoio) inicia atendimentos nas freguesias. Dois sábados por mês, com inicio em fevereiro.

O anúncio foi hoje feito pela autarquia numa nota divulgada à comunicação social.

"A proximidade à população do concelho, avaliando no terreno as suas preocupações e necessidades, representa, desde o início do mandato, uma das principais prioridades do atual executivo municipal, liderado por António Barbosa.

Uma das primeiras medidas consistiu na descentralização das reuniões quinzenais do Executivo Municipal e da Assembleia Municipal, levando a análise e discussão dos assuntos constantes na “ordem de trabalhos” às freguesias do concelho e potenciando a participação dos seus habitantes na vida pública.

Ao mesmo tempo, deu-se início à rubrica “Roteiro de Proximidade” pelas freguesias. Esta iniciativa, onde o presidente e os vereadores se deslocavam às freguesias para se inteirarem dos constrangimentos atuais e prioridades futuras, desenvolveu-se em duas etapas.

Numa primeira fase, na companhia do presidente ou elementos da junta, realizaram-se visitas a locais intervencionados ou a investimentos considerados prioritários na freguesia, sempre em permanente contacto com a população. Numa segunda fase, a visita alargou-se às empresas e a encontros com as associações.

Apesar das vantagens decorrentes destas iniciativas descentralizadas e participativas, a Câmara Municipal de Monção pretende ir mais longe neste processo de aproximação à população, avançando, neste terceiro ano de mandato, com a rubrica “Sempre Perto de Si”.

Em que consiste?

Aos sábados, a Câmara Municipal de Monção (presidente, vereadores e elementos dos gabinetes de apoio) desloca-se às freguesias do concelho para receber, individualmente, os munícipes que pretendem resolver algum problema ou recolher informação sobre determinado assunto. Nestes contactos diretos, as situações abordadas serão analisadas e resolvidas atempadamente.

Pelas mensagens que temos recebido, muitas das situações levantadas pelos munícipes relacionam-se com iluminação pública, rede viária municipal, abastecimento de água, resíduos sólidos urbanos e informações sobre educação e ação social.

Casos de uma mudança de lâmpada num candeeiro público, pedido/reparação de contador ou fugas de água, colocação/substituição de sinalética rodoviária, recolha do lixo doméstico e esclarecimentos sobre o Programa “Monção Social” e apoios à educação (transportes escolares, fichas de atividades ….).

O objetivo da rubrica “Sempre Perto de Si” é resolver estes e outros problemas de uma forma rápida e eficaz. A iniciativa tem início no mês de fevereiro, devendo realizar-se duas vezes por mês, ao sábado. A breve prazo, serão divulgadas as primeiras freguesias a serem visitadas.

O que diz António Barbosa?

“A nossa missão enquanto políticos é desenvolver o concelho e resolver os problemas da população. A rubrica que agora iniciamos reforça a nossa proximidade aos munícipes, ouvindo as suas preocupações em atendimentos personalizados na sua freguesia.

Nas deslocações às freguesias, estarei acompanhado pelos vereadores e pelos membros dos gabinetes de apoio, o que permitirá que os assuntos abordados com os munícipes tenham uma análise profunda e uma resolução célere.

“Sempre Perto de Si” permitirá ultrapassar a dificuldade que sentimos para receber as pessoas no nosso gabinete, garantindo ainda que os munícipes não tenham que se deslocar à sede do concelho para falar com o presidente ou os vereadores”."


Sem comentários: