quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Entregue Voto de Louvor a Maria Campino



Primeira militar portuguesa a chefiar uma das viaturas blindadas de rodas, da brigada de intervenção, da 5ª Força Nacional destacada na República Centro-Africana. Voto de louvor, proposto por António Barbosa, aprovado na reunião do dia 14 de outubro de 2019, em Merufe.

De passagem pela sua terra natal, onde esteve alguns dias para celebrar o Natal, a Primeiro Sargento Maria Célia Ribeiro Campino recebeu, das mãos de António Barbosa, o Voto de Louvor aprovado, por unanimidade, na reunião do Executivo Municipal de Monção, realizada no dia 14 de outubro de 2019, em Merufe.

Esta distinção, proposta por António Barbosa, enaltece o feito de Maria Campino, que esteve destacada, durante seis meses, na República Centro-Africana, integrando a 5ª Força Nacional, onde teve como missão chefiar uma das viaturas blindadas de rodas, da brigada de intervenção.

Uma missão com alto grau de risco que, pela primeira vez, o exército português confiou a um militar do sexo feminino. A uma mulher monçanense. Natural de Lara. Que escolheu a vida militar aos 20 anos após ter assistido ao juramento de bandeira de um dos seus irmãos.

Na proposta, António Barbosa refere que “este feito inédito é revelador de valentia e bravura, demonstrando um acentuado sentimento de patriotismo e um orgulho desmedido nos valores de humanismo, altruísmo e voluntarismo, os quais caraterizam a presença portuguesa em operações no estrangeiro”.

Com esta missão bem-sucedida, adianta António Barbosa, a nossa conterrânea, Maria Campino, abriu as portas a outras mulheres para seguirem o seu exemplo, transformando-se na precursora de uma tarefa apenas reservada aos militares do sexo masculino.

“Maria Campino fez história no seio do exército português. Mais mulheres virão. E todas saberão que foi Maria Campino, uma monçanense de Lara, que lhes tirou as pedras do caminho” sublinhou António Barbosa, desejando que “esta distinção lhe sirva de estímulo para a continuidade de um percurso militar feliz e duradouro".

C.M.

Sem comentários: