terça-feira, 4 de agosto de 2020

SANTUÁRIO DA PENEDA ASSINALA 800 ANOS

É um santuário mariano onde muita gente aflui, nomeadamente da vizinha Galiza. Lá, em peregrinação ou romagem, ao longo dos anos (séculos), se digiram e dirigirem muitos monçanenses. Muitos deles, em grupos de caminheiros por montes e vales (e pela serra) caminham muitas horas seguidas, incluindo as noturnas. 

De igual modo, se conhecem famílias com raízes na Peneda que se radicaram em Monção, mas que nunca esqueceram as suas raízes.´É o caso, por exemplo, da professora Isabel Afonso que lá tem, para receber os amigos, a acolhedora Tasquinha o Tchocalho.

Além da religiosidade, tem também um caráter especial festivo e de encontro, registando-se o seu apogeu na primeira semana de setembro,.

Entretanto, já amanhã, dia 5 de agosto, iniciam-se as comemorações dos 800 anos de culto do Santuário de Nossa Senhora da Peneda. O culto a Nossa Senhora da Peneda remonta a 5 de agosto de 1220, data em que a Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha e pediu que "fosse construída uma ermida em sua honra".

Com o objetivo de instalar um núcleo de visitação histórica, que represente os 800 anos do culto a Nossa Senhora da Peneda, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez apoiou com 20.000,00€, o restauro de uma ala do Santuário, para aí conter um espaço expositivo, que permite aos visitantes viajarem no tempo e ficarem a conhecer os principais acontecimentos nestes 800 anos de existência, e a construção da Porta Jubilar.

Deste modo, esta quarta-feira será aberta a porta jubilar do Santuário de Nossa Senhora da Peneda pelo bispo de Viana do Castelo, oferecendo aos fiéis a oportunidade de visitar uma exposição cronológica do templo, desde 1220 até 2020.

Por causa da pandemia, a novena vai ser reduzida à oração de Laudes e à Missa, às 10h00, bem como à oração de Vésperas e do Rosário, às 17h00.

Estão também previstas iniciativas de âmbito cultural, no contexto dos 800 anos de culto a Nossa Senhora da Peneda, por parte do Comissariado para a Confraria e do Município de Arcos de Valdevez.

Salienta-se ainda que o Município de Arcos de Valdevez vai inaugurar um espaço informativo e interativo com a finalidade de promover o concelho, e em simultâneo prestar apoio aos visitantes.





Sem comentários: