quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

PLANO DE VACINAÇÃO APRESENTADO

Será em janeiro que deverá começar a vacinação contra a Covid-19 em Portugal, mas só em meados do ano é que se deverá ser possível termos uma vida próxima da normalidade no período anterior à pandemia.

Conforme o previsto, os grupos prioritários na vacinação, como era previsível, são os utentes dos lares de idosos e os profissionais de saúde.

Pessoas com mais de 50 anos e comorbilidades severas estão na 1ª fase. (1º trimestre, provavelmente, 950 mil pessoas). Primeiro grupo prioritário são, pois, "as pessoas com mais de 50 ao mais anos com doenças graves. Seguem-se utentes e trabalhadores de lares e internados em unidades de cuidados continuados. Depois, os profissionais de saúde e profissionais das forças armadas e forças de segurança."

Na 2ª fase (1, 8 milhões de pessoas), todas as pessoas com mais de 65 anos e as dos 50 aos 64 anos com algumas patologias (2º trimestre, previsivelmente).  "A segunda fase de vacinação inclui todas as pessoas com mais de 65 anos (com patologias ou não, e as pessoas com mais de 50 anos, com diabetes, neoplasia maligna ativa, insuficiência hepática, insuficiência renal, obesidade, hipertensão arterial e, eventualmente, outras patologias)."

A 3ª fase compreende o resto da população.

Sem comentários: