terça-feira, 17 de maio de 2022

Teatro: Fitavale está de volta

No próximo fim de semana,  20 a 22 de maio, o FITAVALE – Festival Itinerante de Teatro de Amadores do Vale do Minho – regressa aos cinco municípios de atuação das Comédias do Minho para unir a comunidade em torno do palco. 

O FITAVALE é o momento em que os grupos de teatro de amadores Os Simples (Melgaço), Verdevejo (Valença), +TAC (Paredes de Coura), CTJV (Monção) e Outra Cena (V.N. Cerveira) apresentam o trabalho desenvolvido ao longo do ano com os atores das Comédias do Minho. Num circuito que envolve os cinco municípios, cada grupo estreia um espetáculo “fora de casa”, ou seja, num município que não é o seu. 

Em 2022, o festival recupera de dois anos de edição online com a presença quase completa dos grupos de amadores. A programação, com particular pendor para a comédia, ocupa as salas do território com quatro espetáculos e um filme. O repertório é eclético e inclui adaptações de clássicos, bem como um texto original. 

De sexta a domingo, será possível ver Presidente de Coisinha Nenhuma, de Rui Mendonça, Breve Casamento do Pequeno Burguês, a partir de Bertold Brecht, O Doente Imaginário, de Moliére, e Ritual da Gala, a partir de Lisístrata, de Aristófanes, e do universo de Saídas da Casca, de Paulo da Fonseca, Rogério Bracinha e César Oliveira. 

A sessão de sábado à noite será uma homenagem aos grupos de teatro amador do território alto-minhoto, com a apresentação do filme documental uma Comunidade, de Eva Ângelo, realizado durante o FITAVALE de 2017.

                                                                                                                                                                        C.do M.



                                                               Cena de Presidente de Coisinha Nenhuma

Sem comentários: