sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Outubro é o mês do Cordeiro à Moda de Monção ("Foda")


Dois fins de semana, dias 8, 9, 15 e 16, para saborear este prato genuíno do nosso território conhecido como “Foda à Monção”.  Distinguido como uma das “7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal”, apresenta uma textura singular e um sabor inconfundível.

 

Monção oferece um vasto cardápio de paladar caseiro e gostoso, evidenciando-se, entre outros manjares, o Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, um prato apreciado e distinguido no país como uma das “7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal”.

 

Dada a sua história, tradição e autenticidade, o Município de Monção promove, em conjunto com a restauração local, o Mês do Cordeiro à Moda de Monção, distinguindo em dois fins de semana seguidos, dias 8, 9, 15 e 16, este prato genuíno do nosso território, de textura singular e sabor único.

 

Esta iniciativa, complementada com diversas atividades culturais, lúdicas e recreativas, visa proporcionar aos apaixonados do bom garfo a oportunidade de saborear este manjar emblemático do nosso roteiro gastronómico, transmitindo aos comensais uma experiência sensorial e gustativa única.

 

Revelador do carinho, respeito e hospitalidade que as pessoas deste território lendário dedicam a quem nos visita, o Mês do Cordeiro à Moda de Monção é um convite para a passagem de uma jornada gastronómica de excelência, onde não faltarão momentos marcantes que ficarão gravados na memória dos visitantes.

 

Com a participação de 18 restaurantes do concelho, a iniciativa prevê, nos quatro dias, intervenções artísticas no espaço publico promovidas pelo “Colectivo Rua”, bem como a atividade “Cultura Doce” no Museu Alvarinho, no Museu Monção & Memórias e no Museu Alto Minho 4D – Rota dos Castros.

 

Intervenções artísticas

 

Nos últimos anos, os espaços públicos do centro histórico de Monção têm sido invadidos por diferentes manifestações artísticas, gerando, lentamente, um diálogo criativo entre o património histórico e a linguagem artística contemporânea, propondo, aos visitantes, uma oferta cultural mais ampla e diversificada.

 

Nestes dias, o “Colectivo Rua” levará a cabo um conjunto de ações, cujo objetivo consiste em garantir continuidade a esse diálogo construtivo e enriquecedor. Assim, elementos do mobiliário urbano vão ser intervencionados, originando um mapeamento do circuito “Entre Museus”, tendo como princípio orientador aspetos variados da cultura local

 

Cultura Doce

 

A visita a um museu tem sempre surpresas. Neste caso, a descoberta de histórias e sabores representativos dos três vales (Minho, Mouro e Gadanha) que compõem o nosso território, através de uma viagem deliciosa que levará os visitantes a conhecer, com maior profundidade, a nossa imensa riqueza gastronómica.

 

A ideia é resgatar as iguarias do passado, trazendo-as de volta ao presente. Desta forma, para delícia dos apaixonados pela doçaria, vamos apresentar nos museus da sede do concelho (Museu Alvarinho, Museu Monção & Memórias e Museu Alto Minho 4D – Rota dos Castros) verdadeiros tesouros culinários (Bucho Doce, Sopa Seca e Queijadinhas da Tineira). 

 

Entronização, caminhada e circo contemporâneo 

 

No âmbito da programação, decorrerá, também, no dia 8, sábado, pelas 21h30, o espetáculo de circo contemporâneo “Dual Sim”, no Cine Teatro João Verde. No dia 15, sábado, pelas 11h00, no mesmo local, realizar-se-á o IV Capítulo de Entronização da Confraria da Foda de Pias – Monção. A cerimónia será antecedida por um desfile, entre o Parque das Caldas e o Cine Teatro João Verde.

 

Nesse dia, pelas 9h00, tem início mais uma caminhada da iniciativa “Descobrir Monção a Caminhar”, a qual consta de uma etapa do Caminho Minhoto Ribeiro, entre a Igreja de Barbeita e S. João de Sá, numa extensão de 12 quilómetros. Pelas 17h00, no Museu Monção & Memórias, terá lugar a entrega de prémios do concurso “Coca de Monção`22”

 

Voucher oferta

 

O Mês do Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, conta com a participação de 18 restaurantes do concelho que prometem confecionar aquele prato emblemático da região, uma receita só nossa, com carinho, esmero e mestria.

 

Quem visitar um dos restaurantes aderentes tem direito a um voucher oferta, incluindo um pequeno alguidar em barro alusivo à iniciativa e Roscas de Monção, doce de textura crocante e calda de açúcar aromatizada com anis, distinguido como uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.


M.M.

 

Sem comentários: