sexta-feira, 19 de julho de 2024

ART'IN RIO NO VALE DO MOURO (PODAME)


Um evento sui generis num cenário edílico. À “Arte de Rua”, junta-se “A Dança da Alma”, “O Som dos Poetas” e “Um Rio que Dança”. Sem esquecer, uma exposição de pintura, onde as obras ganham vida na margem do rio Mouro.

 Há o Rock in Rio, no Parque Tejo, em Lisboa, e o Art`in Rio, na Zona de Lazer de Ponte do Curto, em Podame, concelho de Monção. O primeiro já passou. O segundo acontece este fim de semana, dias 19, 20 e 21 de julho, propondo três dias de atividades culturais refrescantes.

 

Nesta segunda edição, o “Art`in Rio” apresenta um programa preenchido com pintura, música, dança, teatro e poesia. O objetivo é associar a componente artística à envolvência natural, potenciando o território encantado do Vale do Mouro e aquela área apelativa e atrativa junto ao rio.

 

Entre as atividades propostas, destacam-se vários momentos musicais e performativos, ateliês artísticos para as crianças e jovens, e uma exposição de pintura interessante e diferenciadora, que apenas pode ser visualizada com os pés na água serena e refrescante do rio Mouro.

 

A abertura oficial do evento realiza-se no dia 19 de julho, sexta-feira, pelas 19h00, seguindo-se a abertura da exposição de pintura “Art`in Rio”, “A Dança da Alma”, com Pasos Bailegalicia, e “Simplesmente Fado”, com Jorge Nande e Marlene Rodrigues.

 

O dia seguinte, sábado, tem início, pelas 10h30, com a abertura do “Espaço Leitura” e o ateliê de artes para crianças e jovens, coordenado por Patricia Oliveira, que terá continuidade no domingo. A tarde é preenchida com “Um Rio de Sons”, da Banda Musical Juvenil de Monção, “O Sentir do Saxofone”, com Saxofonia, e a “Arte de Rua”, com o violinista Gabriel.

 

A noite, que promete ser amena nas margens do rio Mouro, estará envolvida na serenidade de “O Som dos Poetas”, sessão de declamação de poesia, “Um Rio que Dança”, com Sismaterz Dance Studio, “O Calor do Chá das Cinco”, peça de teatro da Filarmónica Milagrense, e “Aquele Rock”, com Bernardo Antunes.

 

Com o encerramento previsto para as 19h00, a manhã de domingo será passada com os pés na água, para visualização da exposição de pintura, no ateliê de arte para as crianças e jovens e no “Espaço Leitura”. No período de tarde, o programa apresenta “Mouro Jamp”, com Jamp School, e “Amar & Dar”, com Dario Rocha e Marlene Rodrigues.


M.M.

Sem comentários: