segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Sofre queimaduras graves quando fazia queima de sobrantes agrícolas

Um homem de 71 anos sofreu hoje queimaduras graves em 80 a 90% do corpo por ter caído numa fogueira onde eliminava sobrantes agrícolas na freguesia de Tangil, em Monção.

Segundo o comandante dos Bombeiros, José Passos, o homem foi transportado pelo helicóptero do INEM para o hospital de São João, no Porto.

José Passos adiantou serem ainda desconhecidas as razões que levaram o homem a ter “caído na fogueira”.

Segundo fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, o alerta foi dado às 15h06.

Ao local compareceram 16 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Monção, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Melgaço, a Viatura de Emergência Médica (VMER) estacionada no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e a GNR.

L.

FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS ENTREGARAM DONATIVO À ASSOCIAÇÃO “MÃO DE MIMOS”


Cheque de 1.150,00 resultou da inscrição dos colaboradores da Câmara Municipal de Monção no Jantar de Natal

 

Os funcionários da Câmara Municipal de Monção procederam no dia 10, sexta-feira, à entrega de um cheque solidário à Associação “Mão de Mimos”. O donativo, no valor de 1.150,00 €, resultou da inscrição dos funcionários da autarquia monçanense no último Jantar de Natal, realizado no dia 20 de dezembro, no Restaurante “Encosta do Crasto”.

 

Cada funcionário municipal entregou 5 euros e escolheu uma associação para receber o donativo. A Associação “Mão de Mimos” recolheu o maior número de votos, sucedendo, assim, à APPACDM de Monção, em 2017, à Associação Rafeiros e Companhia, em 2018, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção, em 2019 e 2022, e à Associação “Aldeia Inclusiva”, em 2023.

 

O donativo foi entregue pelo Vice-Presidente da CMM, João Oliveira, acompanhado pela Chefe de Gabinete da Presidência, Célia Rodrigues, e por vários/as colaboradores/as afetos a cada divisão orgânica da autarquia monçanense.

 

A entrega teve lugar na Quinta da Vila Nova, em Pias, contando com as presenças de vários elementos da associação, encarregados de educação e meninos apoiados pela “Mão de Mimos”, bem como do casal proprietário da quinta, Nuno Reis e Maria Ângela Reis, local onde decorrem as atividades da associação.

 

A “certidão de nascimento” da “Mão de Mimos” é de 9 de abril de 2024, tendo os órgãos diretivos tomado posse no dia 12 de dezembro de 2024, numa cerimónia realizada na sede da Junta de Freguesia de Monção.

 

O compromisso da Associação “Mão de Mimos” assenta na construção de uma sociedade mais inclusiva, onde cada criança e jovem tenha oportunidades iguais e o suporte necessário para alcançar o seu potencial.

 

Ainda recente, com 119 associados, o plano de atividades da associação abrange projetos de educação inclusiva, capacitação profissional e campanhas de consciencialização junto da comunidade. Consta, ainda, a realização de momentos culturais abertos ao público.


M.M.

BACALHAU À MONÇÃO BY CHEF VÍTOR SOBRAL


25 e 26 de janeiro, em 17 restaurantes do concelho.

 

No último fim de semana, um prato de primeira.

 

Da autoria do Chef Vítor Sobral, nome conceituado da gastronomia nacional, conhecido pela forma como reinterpreta e moderniza a cozinha tradicional portuguesa, o “Bacalhau à Monção” tem ganho terreno na culinária local, assumindo-se como um novo tesouro da gastronomia monçanense.

 

No fim de semana 25 e 26 de janeiro, decorre a terceira edição da “Semana Gastronómica do Bacalhau à Monção”. Para a sua concretização, preparamos um programa atrativo e diversificado para receber o “fiel amigo”, contando com a participação de 17 restaurantes do concelho.


M.M.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Homicídio em França choca Riba de Mouro

 

Riba de Mouro em choque com morte de filha da terra



MONÇÃO A morte de Sandy Pinto, de 34 anos, filha de um casal de emigrantes de Riba de Mouro deixou em choque a comunidade daquela localidade do concelho de Monção. Ao “Jornal de Notícias”, o presidente da junta local, José Manuel Fernandes, confirmou a informação noticiada pela imprensa francesa e também pela rádio local de Monção (Rádio Vale do Minho), sobre o homicídio da jovem às mãos do seu companheiro e à frente dos filhos de 4 e 7 anos.

“Infelizmente, é verdade. Confirmo que é uma ‘menina’ de 34 anos de Riba de Mouro. Nasceu em França, depois esteve cá com os pais durante vários anos e voltou para França. A freguesia está em choque, como é normal”, contou o autarca, referindo que a vítima é filha de um casal natural da freguesia, que foi emigrante e entretanto já regressou à terra.

“Toda a família vive cá. A única que estava no estrangeiro era mesmo ela. O companheiro, acho que é de origem francesa. Nunca o vi”, adiantou, referindo que a menina de quatro anos é filha comum do casal, enquanto o rapaz de sete é apenas filho do presumível assassino.

Sandy foi assassinada em França, pelo companheiro de 29 anos, Marvin C., à frente dos filhos de 7 e 4 anos. O caso ocorreu em Brétigny-sur-Orge (Essonne). O homem, que já tinha sido condenado três vezes por violência doméstica, foi detido pelo homicídio.

Sandy Pinto terá sido morta pelo companheiro Marvin C., na casa onde moravam, perante os filhos, que também terão sido agredidos.

Segundo relata o site “Féminicides par compagnons ou ex”, os filhos foram alertados por gritos e chamaram os serviços de emergência, mas a porta da habitação estava blindada e a Polícia não terá conseguido socorrer a vítima. A mulher já estava morta quando conseguiram entrar e o suspeito avançou sobre os polícias armado com duas facas.

TRÊS DETENÇÕES

“Rapidamente foi dominado com uma pistola elétrica e detido sob custódia policial, mas o seu estado de saúde foi considerado incompatível com a custódia policial e foi hospitalizado”, descreve o portal.

O registo criminal do homem indica que já tinha sido condenado por violência doméstica e condução sem carta em 2014, 2016 e 2017.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Tômbola de Natal dos estabelecimentos comerciais


Sorteio premiou 85 clientes do comércio local.

 

Com o objetivo de incentivar a compra de artigos e produtos no comércio local, a Câmara Municipal de Monção e os estabelecimentos comerciais aderentes, promoveram uma Tômbola de Natal, cujo sorteio teve lugar no passado dia 28 de dezembro.

 

Com três níveis de prémios, de acordo com o valor despendido em cada compra, o sorteio “sorriu” a 85 clientes do comércio local que, entre os dias 29 de novembro e 27 de dezembro, depositaram os respetivos cupões (ouro, prata e bronze) nos três recipientes localizados na Loja Interativa de Turismo.

 

A possibilidade dos clientes converterem as compras efetuadas no comércio local em prémios com identidade monçanense, produzidos com dedicação e sabedoria pela nossa gente, resultou numa iniciativa com grande participação das pessoas, servindo como fortalecimento da economia local.

 

Cupão Ouro (5 premiados)
1 Pulseira Aurum Malaquite | RAIZ 1261 by Léticia Esteves
1 Garrafa de Monsão Gin
1 Coca APPACDM
6 Garrafas de vinho/espumante Alvarinho

Cupão Prata (10 premiados)
1 Aguardente Velha em caixa de madeira – Adega Cooperativa de Monção
2 Peluche da coleção “O Reino do Alvarinho”
1 Banda Desenhada “O Reino do Alvarinho”
6 Garrafas de vinho/espumante Alvarinho
5 Entradas gratuitas no Cine Teatro João Verde para filme à escolha, com validade de 1 ano

Cupão bronze (70 premiados)
5 Entradas gratuitas no Cine Teatro João Verde para filme à escolha, com validade de 1 ano
10 Entradas gratuitas na Piscina Municipal, com validade de 1 ano
6 Garrafas de vinho/espumante Alvarinho

 

Conheça os premiados

https://shorturl.at/uOhc4

Para o levantamento dos prémios, a partir de hoje, 8 de janeiro, na Loja Interativa de Turismo, na Praça Deu-la-Deu, é obrigatório apresentar a respetiva fatura de compra.


M.M.