quinta-feira, 3 de março de 2011

DESTAQUES MARÇO

Dias 2, 3, 4, 5, 6

Teatro

“Rapaziadas Teatrais”

Co-produção da Comédias do Minho e Teatro Oficina

Dia 2, 21h30

Escola Profissional de Monção

Dia 3, 21h00

Associação de Jovens de Longos Vales

Dia 4, 21h00

Pavilhão Desportivo da EB1 de Pias

Dia 5, 21h00

Salão Paroquial da Bela

Dia 6, 16h00

Casa do Curro

Dia 3

Desfiles de Carnaval

Centro histórico

Dia 7

Noite de Carnaval

Centro Histórico

Dia 12

Comemoração do Foral Afonsino (1261 – 2011)

Dia 13

4ª Prova de BTT “Rota dos Templários

Dia 19

Teatro de Fantoches

Biblioteca Municipal

Dia 20

110º Aniversário dos Bombeiros Voluntários

Dia 25

Música “PONTO 1”

Paço do Alvarinho

Dia 27

Peça de Teatro

Escola Profissional

A 12 de Março, Monção festeja 750 anos da outorga do Foral Afonsino com um conjunto diversificado de iniciativas, cujo ponto alto será a oficial "inauguração" do Centro Escolar Prof. José Pinheiro Gonçalves. A abrir o mês, as “Rapaziadas Teatrais” vão andar pelas freguesias, os pequenotes disfarçados vão desfilar pelo centro histórico e os maiores vão animar a Praça Deu-la-Deu na “Noite de Carnaval”. Um mês recheado de propostas que culmina com mais uma Noite no Paço, dia 25, e apresentação de peça de teatro, na EPRAMI, dia 27.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FORMAÇÃO EM FUTEBOL

No concelho de Monção só duas equipas de futebol têm escalões de formação. São elas a mais representativa do concelho, o Desportivo de Monção (DM), e o Centro Social e Paroquial de Moreira (CSPM). Todavia, esta é a que tem todos os escalões de formação. A União Desportiva Os Raianos até hoje ainda não apostou na formação, mas, em declarações públicas, o presidente do Clube anunciou que já, na próxima época, será a altura certa para formar, pelo menos, dois escalões de formação. Cá estaremos, se Deus quiser, para, quando isso acontecer, levar até todos a respectiva informação.

Comecemos, então, por falar do escalão de Benjamins (nascidos em 2000. A equipa do DM, na série C no distrital de Viana do Castelo ocupa o 4º lugar, com 24 pontos, enquanto que o CSPM, na série B, está na 8ª posição, com 10 pontos. No escalão seguinte, os Infantis o DM, na série C, ocupam a 6ª posição, com 24 pontos na tabela classificativa, e o CSPM, na série D, está no 5º lugar, com 25 pontos. Seguindo para o escalão de Iniciados, o DM está classificado em 3º lugar da série B, com 36 pontos, e o Moreira coloca-se na 2ª posição da série A, com 31 pontos. No escalão de Juvenis, o DM não se faz representar, pelo que o Moreira está posicionado no 2º lugar da tabela classificativa da série B, com 40 pontos. Finalmente, no escalão dos Juniores, o DM não se encontra a disputar o dito campeonato, enquanto o CSPM está na 6ª posição, com 21 pontos.

É de louvar o trabalho de ambas as direcções e equipas técnicas pelo esforço e trabalho que têm para conseguir gerir, a titulo gratuito, todos estes escalões. Por isso mesmo, fica aqui um voto de gratidão e de elogio a toda essa gente que contribui para que os nossos ‘pequeninos’ e ‘maiorzinhos’ tenham uma ocupação salutar e não enveredem por outros caminhos perigosos, que tiram a juventude do real caminho da vida. Parabéns, a todos eles, por tal facto.

Para a próxima crónica, vou falar-vos um pouco de natação e andebol no nosso concelho.

FRANCISCO FERREIRA

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MAIOR FÁBRICA DE BATERIAS DA EUROPA

Será a maior fábrica europeia de baterias de lítio para veículos eléctricos e, no final deste mês, deverá ser conhecida a sua localização. A mais provável é na Plataforma Logística de Salvaterra – As Neves, mesmo em frente em Monção. Trata-se de um investimento na ordem dos 500 milhões de euros e criará, segundo se diz, 1500 empregos directos.

O presidente da Câmara de Monção, José Emílio, reconhece que este concelho será favorecido com esta eventual localização, embora sublinhe que a “cereja em cima do bolo” seria a localização em solo monçanense.

Em recente entrevista à rádio local, reagiu à carta enviada pelo presidente da AIMinho ao primeiro-ministro, José Sócrates, na qual insta a que "se o Governo quiser", Monção conquista este investimento da Mitsubishi. José Emílio Moreira refere que se o MinhoPark já estivesse em fase de execução de obra, todo o processo seria mais fácil. Nesse sentido, critica a "morosidade" em torno do processo de aquisição de terrenos o que, segundo explica, "muitas vezes" trava a instalação de grandes empresas.

Trata-se, pois, de um “forcing” do edil monçanense que, porém, estará consciente que a fábrica da Mitsubishi não deverá vir para Monção. Todavia, com ela, logo ali, em Salvaterra (a outra hipótese parece que é na Áustria), os benefícios serão evidentes para o nosso concelho.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DESTAQUES FEVEREIRO

Dia 11, 22h00
Contos com História
Paço do Alvarinho

Abrangendo um período de tempo que vai da ocupação do território aos nossos dias, Carlos Piecho revela datas, percursos, acontecimentos, circunstâncias e personalidades que revelam as grandezas e fragilidades da nossa nação. Neste espectáculo, o actor interpreta várias personagens que levam o público a viajar pela fascinante história do nosso país.

Dias 18, 19 e 20, 21h00
Jornadas Teotonianas 2011

Salão Paroquial de Monção
“Da pobreza da justiça à injustiça da pobreza”
Dia 18

“Mapa da pobreza actual”
Dr Alfredo Bruto da Costa
Dia 19
“Desafios actuais para uma distribuição justa da riqueza”

Drº Mário Massa
Dia 20
“Da oração de pobreza à oração de compromisso”

D. Manuel Martins
Antes das conferências, haverá um momento musical proporcionado por grupos corais da região

Dia 27
XXXIV Rali à Lampreia

Praça Deu-la-Deu
Meia centena de participantes de Portugal e Espanha animam o centro histórico da vila com duas provas complementares: uma de manhã (11h00) e outra à tarde (16h00). A perícia automóvel junta-se à gastronomia tradicional, numa jornada festiva onde a Lampreia do Rio Minho, acompanhada pelos melhores vinhos da região, preenche os cardápios dos restaurantes locais.
Deixe-se contagiar pela habilidade dos condutores e delicie-se com o requinte da nossa culinária.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

MERUFE VAI TER JUNTA

Márcio Alves, agente funerário de 31 anos, ganhou ontem as eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Merufe, com 511 votos, contra os 485 conseguidos pela lista opositora, liderada por Hélder Dias, estudante de 28 anos.
Com este resultado, a presidência da Junta de Merufe continua nas mãos da mesma família, já que Márcio Alves é filho de Armando Alves, que tinha ganho, em listas do CDS, todas as eleições na freguesia realizadas no pós-25 Abril de 74.
Márcio Alves candidatou-se como independente e já tinha ganho o acto eleitoral em Outubro de 2009, mas viu-se, então, impossibilitado de formar um executivo de Junta por não ter a maioria absoluta e não ter chegado a acordo com a oposição.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ANO NOVO VIDA NOVA

Costuma o povo dizer "Ano Novo,Vida Nova". Realmente acaba por acontecer em muitas situações, apesar de, para uns, o que vem de novo ser pior do que o que estava antes. Não é o caso do desporto a nível deste lindo concelho à beira Minho plantado!

Começo por vos dizer que o Desportivo de Monção mudou de equipa técnica, com a saída de Vítor Alves, Fernando Guedes e José Manuel Vaz, este preparador físico. Com o novo ano, veio ocupar esse lugar Álvaro Faria, brasileiro de nacionalidade, mas já há muitos anos por terras do Alto Minho, não só na sua área profissional, mas também como treinador de vários clubes desta Associação de Viana do Castelo, tendo mesmo conseguido subir, da 1ª à Divisão de Honra, a equipa do Castelense.

Ainda com pouco tempo para conhecer o seu, agora, plantel, perdeu em Cerveira por 2-0, resultado injusto, pela maneira como a equipa se comportou. No entanto, só contam os golos quando a bola entra legalmente nas balizas. Enquanto que este jogo com o Cerveira era um embate contra o 1º classificado, já o seguinte foi contra o último, a equipa de Campos, acabando por o Desportivo gaanhar por 1 - 0.

Neste momento e já com a 2ª volta do Campeonato a decorrer, o Desportivo de Monção ocupa a 6ª posição, com 19 pontos, sendo o Cerveira o 1º classificado com 34, seguido do Ponte da Barca com 33 pontos. Isto que quer dizer que, até ao fina,l ainda muita coisa pode acontecer no topo da tabela para se saber quem, na próxima época, vai disputar o Nacional da 3ª Divisão.

Quanto ao Desportivo, basta que se mantenha com a senda positiva para que não desça de divisão, ao fim e ao cabo sempre foi o objectivo da direcção do clube para esta época.

O Raianos, depois de passar por algumas dificuldades, tendo mesmo ficado sem treinador (Avelino Chio), tendo pegado na equipa o Daniel Vaz, homem que defendeu muitos anos a baliza do Raianos e, agora, está a substituir um possível treinador prometido pela direcção. Já conseguiu um feito; fez com que a equipa sedeada em Messegães se apurasse para a fase seguinte, o apuramento e tentativa de subida à Divisão de Honra. Parabens à gente do Raianos!

Só ao Moreira é que as coisas não lhe estão a correr como o desejado; ocupa a última posição da tabela com, apenas, 6 pontos. Todavia, como neste escalao ninguém desce e, agora, tem um sintético novo e umas instalações, também, novas, espera-se que, para o ano, as coisas corram de forma mais agradável. A gente do Centro Social e Paroquial de Moreira muito tem trabalhado em prol da cultura da freguesia!

FRANCISCO FERREIRA

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DESTAQUES JANEIRO

Dia 8, 14h30/Biblioteca Municipal - PÉ DE VENTO - COMÉDIAS DO MINHO - Um espectáculo que parte da poesia ou que a ela chega através do movimento do corpo, da voz, da música….e do vento, elemento incontornável da paisagem minhota. Uma intérprete de palavras e uma intérprete de sons criam imagens e sensações para plateias de pequenos espectadores.

Dia 14, 22h00 | Paço do Alvarinho - GRUPO "JOGO DE DAMAS" - Bárbara Francke, Sameiro Sequeira, Fátima Serro e Rita Marques. Quatro vozes a capella cruzadas num repertório internacional, por dentro e por fora, acompanhadas ao piano, contrabaixo e bateria em algumas paragens deste universo novo.

Dia 29, 14h30 | Biblioteca Municipal - “CLEPSIDRA” /COMÉDIAS DO MINHO - Espectáculo de teatro construído a partir de uma ou mais histórias relacionadas com a temática da água. Histórias de pessoas, de lugares e de acontecimentos à margem de problemáticas colocadas pela gestão, distribuição e consumo da água.

Dia 29 – VAMOS CANTAR AS JANEIRAS. ENCONTRO DE REIS na Casa do Povo de Barbeita, com a participação de 13 colectividades do concelho.

Dias 29 e 30 - MONÇÃO NOIVOS 2011 - QUARTEL DOS BOMBEIROS - Está a pensar dar o nó? Então, faça uma vista ao certame. Além de desfiles de noivos com as ultimas tendências da moda, pode inteirar-se de todos os pormenores e sugestões referentes a um casamento de sonho. Onde juntar os convidados? O que oferecer? E a lua-de-mel, qual o melhor destino? Todas as respostas no Monção Noivos 2011.