quinta-feira, 29 de maio de 2008

CAPACIDADE HOTELEIRA

Nos últimos tempos, a capacidade hoteleira de Monção tem aumentado de forma significativa. Só este ano abriram as suas portas as residenciais “D. Afonso” e “Fonte da Vila”, bem como o “Hotel Rural dos Capuchos”. Ainda em 2008, deve suceder o mesmo com uma residencial na zona do Rosal. Isto depois de Hotel das Termas, uma unidade de quatro estrelas, ter sido inaugurada em 2004. Em funcionamento, há várias décadas, existem a “Albergaria”, o “Atlântico” e “Residencial Esteves”. Se a isto juntarmos as oito unidades de turismo no espaço rural, será fácil aferir, com o que isso representa em termos de camas (a caminho do milhar), que o concelho apresenta já uma invejável capacidade de resposta às previsíveis solicitações de médio prazo.
Por outro lado, em termos de restauração, o concelho tem mais de quatro dezenas de unidades - já não falando de cafés e bares que pululam em cada esquina. Algumas, até, a merecerem destaque em guias turísticos, como sucedeu, recentemente, no conceituado "Boa Cama e Mesa" do "Expresso", com o "Sete a Sete" e o "Galiza mail'OMinho" (no Hotel das Termas). Algo que pode revelar-se importante numa região que pode e deve apostar nas diversas vertentes turísticas, olhando para as suas potencialidades naturais, e, por isso, procura, paulatinamente, ter uma componente de animação que, por enquanto, é apenas sazonal.
Não podemos, todavia, ignorar que, a tudo isto, também não é estranha a construção do “porto seco” de Salvaterra. O turismo de negócios é, pois, uma das vertentes a que Monção não pode ficar indiferente. É bom que se saiba apostar!
Resta-nos esperar, ainda no campo turístico, que o balneário termal entre em pleno funcionamento. Por outro lado, que haja alguém com coragem para colocar um travão à desenfreada especulação imobiliária a que se assiste, de uma forma vergonhosa, na sede do concelho. Caso contrário, Monção arrisca-se a perder muita da sua atractividade.

1 comentário:

O Monçanence Sotto Mayor disse...

Sem duvidas Monçao hoje tem boa hotelaria e boa restauraçao.Porque em tempos queriamos convidar uns amigos a um bom restaurente e com boa apresentaçao so tinhamos o Mané,hoje saõ muitos mas o problema è que os Europeus Monçanences nao podem profitar destes establecimentos,porque os propietàrios chegam ao mes de Agosto e Triplam os preços jà era com o Escudo mas com o Euro è mai dificel e os Europeus Monçanences hoje fazem muitas contas no seu mes de férias e Monçao è uma das Vilas muito caras,porque ainda à muitas pessoas que pessam que no estrangeiro se abana uma àrvere e o dinheiro cai mas a crise està em todo lado.