terça-feira, 6 de maio de 2008

PRAZER OBRIGAÇÃO E PROFISSÃO

O Desporto é para muitos PRAZER.para outros OBRIGAÇÃO e para "alguns" PROFISSÃO.
Os do PRAZER são aqueles que praticam sempre e quando podem, também, os que mais assistem a tudo o que é desporto, ou através da TV ou directamente nos estádios, pavilhões e outros locais onde se praticam as várias modalidades desportivas.
Os de OBRIGAÇÃO não são a maioria,mas sempre são alguns que, por motivos de saúde, têm de praticar desporto.Não são amantes nem assistentes assiduos de programas desportivos, pois ficam desgostosos só de se lembrarem que isso os "obriga" o que diariamente têm que fazer.
Os de PROFISSÃO são aqueles que, como profissionais, têm que praticá-lo correctamente se querem subir na sua carreira profissional.Geralmente vêem muito desporto e também assistem directamente, mas quase sempre são espectadores de modalidades que não praticam, pelo menos, profisssionalmente.
Bom!... e também há aqueles que nem praticam nem são espectadores natos de qualquer modalidade desportiva, mas ainda bem que são uma minoria...
Tudo isto para vos dizer que Monção sempre foi terra de muitos atletas, apesar da maior parte serem praticantes do desporto-rei, o futebol.
Tempos vão em que o Campo de Jogos Manuel Lima tinha enchentes de espectadores "ferrenhos" e dinámicos a assistirem ao futebol. Agora já não se vê tanta gente! Desconheço, parcialmente, os motivos porque isso acontece, mas tudo me leva a crer que, como no nosso concelho, há vários grupos desportivos que, no mesmo dia e há mesma hora, praticam as várias modaliades desportivas, obrigará a que a gente se divida e assim haja assistência em todos os locais, mas em pequenas quantidades. Monção (vila), Moreira, Messegães e Ceivães serão talvez os locais onde se encontram em maior numero os grupos desportivos de várias modalidades e em vários escalões, desde escolinhas a veteranos no futebol e, também, em atletismo,basquetebol.futsal e, mesmo,, em andebol.
As velhas glórias do Desportivo de Monção são, sem dúvida alguma, os mais assidúos nos vários locais onde se pratica a modalidade de futebol e não deixam nunca de, pelo menos uma vez por ano, se juntarem num grande convívio. Como o que vai acontecer já no proximo dia 7 de Junho, com muitos momentos marcantes, desde a visita ao cemitério em homenagem aos atletas, directores, sócios e amigos do clube já falecidos, assim como um jogo de futebol entre as glórias do D.Monção e as glórias do Realense (Braga),seguindo-se um almoço que no final terá na Praça Deu-La-Deu, lugar marcado para a digestão com um baile abrilhantado por uma orquesta espanhola que terminará a sua actuação na hora de todos irmos (porque eu tambem sou 'velha gloria' do Monção) assistir a uma missa na Igreja Matriz em memória de todos aqueles que, por um motivo ou outro, fizeram palo Desportivo de Monção.
Ora,sendo assim, o desporto, ainda que os mais novos não sejam "ferranhos", pelo menos, com estes eventos, sempre os provocamos para praticar desporto, pois é SAUDÁVEL, DÁ DINHEIRO (a alguns) e PRAZER (a outros), mas, acima de tudo, é a melhor maneira de se fazerem grandes amizades e, aí está, a parte mais importante, a vertente SOCIAL.

FRANCISCO FERREIRA

Sem comentários: