segunda-feira, 6 de abril de 2009

CLUBE DE NATAÇÃO

Monção, vila raiana banhada pelo Rio Minho, que separa Portugal de Espanha ou, melhor dizendo, junta o Minho e a Galiza, sempre foi uma vila onde as pessoas, umas por necessidade (o contrabando) outras por apenas sentir o prazer de nadar nas águas do rio Minho em época de verão. Com o tempo foi-se desenvolvendo e o contrabando “acabou”, e os banhistas optaram pelas piscinas, ora portuguesas, ora galegas.
Esta minha introdução é para vos falar sobre o Clube de Natação que existe em Monção desde 17 de Maio de 2007.
A Câmara de Monção começou por criar alguma estrutura para tirar os menos nadadores do rio e colocou-lhes um tanque de aprendizagem ao qual chamavam “piscina descoberta”. Ali apareceu o professor Augusto Lobato a dar o seu saber como monitor de várias crianças que começaram a dar as primeiras braçadas. Mas estas aulas só podiam acontecer durante a epoca de Verão, como é lógico, pois a piscina era descoberta. Anos passaram e surge a piscina municipal com todas as condições, para quem ensina e para os que querem aprender a nadar e o professor Lobato, agora sim, tem as condições ideais para exercer o que de melhor sabe, ou seja, ensinar a nadar..
Um grupo de pessoas cria o Clube de Natação de Monção em 2007, com protocolos assinados com a Câmara e passa usar a piscina municipal como sala de aulas. Além da aprendizagem, o clube entra em torneios que se realizam não só na sua "casa", como por esse pais fora. Nesta época de 2008/09, os vários escalões de alunos, entre cadetes, infantis e outros maiorzinhos, já participaram em torneios desde Vila Nova de Cerveira, Melgaço, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Paredes de Coura e outros, de onde sairam sempre com boas posições na tabela classificativa, conseguindo assim algumas medalhas e troféus para serem colocados na vitrina do clube.
Claro que isto acarreta despesas, mas, além do dinheiro que entra através de quotas de mais de 100 associados, também há empresas particulares que, de uma forma ou outra, também contribuem para que o clube de natação leve longe o nome de Monçâo, fazendo-o com a oferta de equipamentos e outro material desportivo necessário para esta modalidade. As deslocações são patrocinadas pela Câmara de Monção, que coloca os meios necessários para tranportar alunos, pais, directores e treinadores aos vários locais onde se realizam os torneios que são organizados, uns por outros clubes de natação, outros até pela Associação de Natação do Minho.
O professor Lobato tem feito um excelente trabalho ao longo de muitos anos, dando a sua sabedoria na matéria e tentando cada vez mais que os seus pupilos obtenham sempre bons resultados nas provas que participam. Filho de Monção e formado na Rússia nesta modalidade, tem até hoje executado vários trabalhos em Monção e na vizinha vila de Valença, onde foi professor e monitor da piscina municipal ali existente. Sua esposa, a professora Rosa Moreira, além de directora do Clube de natação, é também a delegada das provas que se têm realizado, fazendo assim um excelente trabalho de colaboração e conseguindo com que o clube cresça cada dia mais.
Parabéns ao clube de natação de Monção e a todos os que dele querem fazer mais uma instituição de renome na nossa terra.

FRANCISCO FERREIRA

Sem comentários: