quinta-feira, 23 de abril de 2009

ERNESTO PORTUGUÊS NOVAMENTE GALARDOADO

Ernesto Português, escritor/investigador natural de Monção, recebe no próximo sábado, o prémio literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe – Estudos Histórico-Sociais de Âmbito Local ou Regional. É a segunda vez que tal sucede, desta relativo à edição de 2007/2008.
Desta vez, o galardão é atribuído pela sua mais recente obra, São Tiago de Pias – História e Cultura, que o júri considerou “um trabalho de investigação profundo, cientificamente bem sustentado, com correcta e importante utilização de fontes primárias e, dentro das obras submetidas a concurso, a que mais se adequa ao espírito do regulamento do Prémio, evidenciando uma forte matriz local”.
A obra “São Tiago de Pias. História e Cultura” foi lançada em Julho de 2008 e é uma edição conjunta da Câmara Municipal de Monção e da Fábrica da Igreja de Pias. Está dividida em 10 capítulos, num total de 526 páginas, donde sobressai o dedicado à demografia com dados inéditos relativamente ao cerco da Praça de Monção (1658-1659) e ao trágico acidente demográfico que ele provocou em Pias e noutras freguesias circundantes da sede do concelho.
O autor ganhou já este mesmo prémio, em 2003, com a obra “São Salvador de Cambeses. Memória e identidade de um povo”. Esta foi editada em 2002 pela Câmara Municipal de Monção/Junta de Freguesia de Cambeses.
Um justo galardão para um monçanense que, embora radicado em Braga, tem desenvolvido um trabalho, sistemático e profícuo, em prol da sua terra e das suas gentes, prestigiando-as e divulgando-as.

Sem comentários: