terça-feira, 17 de novembro de 2009

CONTRABANDO MOTIVA LIVRO A MARQUES ROCHA

“Contrabando nas Raias do Alto Minho”, o último livro do jornalista monçanense Marques Rocha, será apresentado na próxima quinta-feira, pelas 18h30, no Biblioteca Municipal de Matosinhos Florbela Espanca, situada junto ao edifício da Câmara.
O livro aborda a actividade até à abertura das fronteiras, em 1992, e onde são narradas histórias, algumas delas pelos seus protagonistas, passadas sobretudo na área raiana de Monção, de onde o autor é natural, e de Melgaço.
Histórias bem interessantes, narradas, em muitos casos, por quem as viveu, apoiadas em documentações e ilustrações fotográficas. Retratam uma época de muitas dificuldades e carências nesta zona raiana, em que, como é dito, o contrabando era a única “indústria”!
A apresentação da obra estará a cargo de António José da Silva que foi colega de Marques Rocha na RTP – Porto, local onde este desempenhou a sua actividade profissional, nomeadamente como chefe de Redacção, entre 1977 e 2004.
Como refere o próprio Marques Rocha, na introdução da obra, com mais de 300 páginas, um dos objectivos do trabalho foi o de “registar as memórias de algumas dessas lendas vivas do contrabando”. Outros desideratos foram o de “saber o que é feito de alguns ‘senhores’ do contrabando; não deixar desaparecer histórias fantásticas e, por muitos, desconhecidas”; e “evidenciar a intervenção dos guardas de fronteira - Guarda-fiscal, Guarda Civil e Carabineiros – nos rios Minho, Trancoso e Laboreiro e na raia seca do planalto de Castro Laboreiro”.

2 comentários:

KemoRessabe disse...

Boas tardes.
Tenho procurado o livro para comprar online e não encontro. Tem alguma ideia onde estará à venda?
Cumprimentos.

A minding mind disse...

Bom dia, também eu tenho tido dificuldade em encontrar este livro, pelo que reforço o pedido já feito pelo KemoRessabe de me informar sobre onde e como o posso adquirir.