quarta-feira, 18 de novembro de 2009

POLÉMICA NA CÂMARA

Apesar da maioria (6-1) no executivo camarário, não têm sido, propriamente, um mar de tranquilidade os primeiros tempos de José Emílio neste seu último mandato como presidente de Câmara.
Logo após tomar posse, foi a polémica com a aparente “finta” à lei da paridade, que implica a representação mínima de 33% de cada um dos sexos nos órgãos autárquicos. Na composição da lista e da vereação PS isso foi respeitado, mas, quando se tratou de distribuir pelouros, estes ficaram só para os homens. Ou seja, o mesmo que se verificava no mandato anterior, distribuídos por José Emílio (o presidente), Augusto Henriques (vice) e Alberto Lima (o 4º da lista). Uma polémica que promete não ficar por aqui!
Entretanto, as reuniões não se têm efectuado da forma mais linear, por assim dizer! Segundo declarações públicas do presidente, não tem sido encontrada forma de avisar o único vereador da oposição, Jorge Nande, considerando-o “inacessível”, um “jovem velho” que se porta de “maneira esquisita” e, ironizando, que vai ter de pedir ajuda à PJ ou arranjar um detective para o encontrar.
Todavia, a afirmação que levou Nande (que aguarda que lhe seja concedido espaço próprio nos Paços do Concelho para o exercício das funções de vereador) a participar o caso à Ordem dos Advogados foi aquela em que José Emílio o qualificou de “legalista armado em advogado”. Espera, agora, uma reacção do respectivo bastonário!...
“Ainda não entrámos para o paquete e já temos ondas de 10 metros!”, observa Nande, considerando que as convocatórias não chegaram às suas mãos nos prazos determinados por lei e não estavam acompanhadas de documentos de apoio. Acrescenta que José Emílio vai ter é de acordar mais cedo para trabalhar e de cumprir “milimetricamente” a lei.
Entretanto, a "Distrital" do PSD acaba de retirar a confiança política a João Carlos Caldas, que foi reeleito presidente de Junta de Podame e cujas relações com Nande não seriam as melhores!...
Refira-se ainda que, de acordo com informação chegada até nós, o advogado Jorge Nande está, neste momento, mestrando em Direito Autárquico na Universidade do Minho.

Sem comentários: