sábado, 18 de julho de 2020

DEPUTADOS PS SENSÍVEIS ÀS PRETENSÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS


Reuniram hoje, durante mais de três horas, em Monção, os responsáveis das diversas corporações de bombeiros voluntários do Alto Minho – a exceção foram as dos Arcos de Valdevez e Paredes de Coura, devido à situação a época de incêndios nos seus concelhos – com os deputados do PS eleitos por este círculo eleitoral.
Segundo apurou Monção Repórter, Marina Gonçalves, José Manuel Carpinteira e Anabela Rodrigues foram sensíveis às reivindicações e argumentação dos representantes dos bombeiros que, em vários casos, já se debatem com problemas de liquidez. Isto num ano em que, além do habitual, se registou a necessidade de aquisição de equipamento adicional no âmbito da Covid – 19.
 Estes pretendem, como já demos conta, uma atualização do valor pago por quilómetro (não registada desde 2012 e, já então, num montante considerado baixo), o estipular de um dia fixo do mês para o pagamento (que não tem sido atempado) pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) no âmbito do transporte de doentes, a atribuição às corporações de um cartão de acesso ao gasóleo “verde” que lhes permitam o preço num valor igual ao do gasóleo “agrícola” e a existência de um fundo de proteção social dos bombeiros (uma espécie de seguro para estes e familiares  em caso de acidentes ou doença).
Os bombeiros voluntários querem também que o tempo de contagem de serviço nas corporações possa seja majorado em termos de idade de reforma; por exemplo, se tiver 40 anos de serviço se possa aposentar aos 60 anos.
Os deputados reconheceram, conforme nos foi referido, a justeza destas pretensões e, prometeram, delas irão fazer eco na Assembleia da República. Foi dito, inclusive, que as associações de bombeiros estão a desempenhar um papel que, em muitos casos, deveria ser suportada pelo Estado.
Entretanto, segundo nos adiantou o presidente da assembleia geral dos bombeiros de Monção, José Manuel Lima Nogueira, dentro de um mês e meio irá decorrer outra reunião na vila de Deuladeu. Desta vez, com vista a sensibilizar os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Viana do Castelo: Jorge Mendes, Emília Cerqueira e Eduardo Teixeira.
Esta reunião com o PSD - a outra força política que elegeu deputados na região - é tida como de importantância vital para o Alto Minho, a nível político, dada a importância de todos falarem a uma só voz. Os bombeiros são, conforme foi lembrado, a verdadeira proteção civil das populações dos concelhos.






Sem comentários: