sexta-feira, 31 de julho de 2020

Puskas "mostra"-se" em Caminha


Puskas, o premiado e conhecido pintor monçanense, está a partir de hoje e até 6 de agosto, na Galeria Caminhense, em pleno centro da vila de Caminha, a expor as suas obras. A mostra pode ser visitada entre as 10h e as 23h e tem o apoio do município local.

A mostra, intitulada "Percursos do Pintor", compreende 29 obras, óleos e aguarelas, em que a temática incide sobre a vida e os costumes da comunidade, sobretudo, de Caminha, designadamente a a atividade piscatória, as tradições e os rituais da população, bem como elementos paisagísticos que são ícones do concelho. Patente estão também obras sobre Amália Rodrigues, isto numa altura em que se assinala o centenário do seu nascimento.
Cerca de metade das obras foram pintadas durante o período de confinamento devido à Covid -19.
Como é habitual, o artista está presente durante o período de exposição. Dado que a entrada é livre, constitui, até, uma oportunidade para conhecer o artista e a sua obra; inclusive, conversar com o mesmo.
De seu nome José Lima Monteiro de Barros, o artista nasceu em Monção em 1954, onde vive e é, no mundo das artes plásticas, conhecido como Puskas, ídolo do futebol na sua adolescência e modalidade em que se destacou nos tempos de estudante. Desde 1973 que efetua, regularmente, exposições no país e no estrangeiro.
É dos pintores mais solicitados na vizinha  Galiza onde tem logrado distinções; entre elas, a da Deputação de Pontevedra. Já na sua terra natal, a Câmara Municipal distinguiu-o com o Prémio Carreira e a Medalha de Mérito.
Tem murais históricos em vários municípios da região, nomeadamente Melgaço, Salvaterra do Miño, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Valença, Eurocidade Valença-Tui, bem como outros já previstos. A sua obra sofre influências de Júlio Pomar e Vieira da Silva.



1 comentário:

Unknown disse...

Um forte abraço amigo e caro jornalista abraço e um bom Agosto.