quarta-feira, 22 de julho de 2020

EUROPA DISTINGUE POLITICA DE SUSTENTABILIDADE


Bandeiras distintivas da qualidade da região do Alto Minho içadas nos municípios da região.

O mastro das bandeiras junto ao Edifício do Loreto apresenta hoje as bandeiras Green Destinations, Quality Coast e Estação Náutica, sinalizando o facto de, em 2019, o Alto Minho ter recebido aqueles galardões distintivos da qualidade da nossa região. Os demais municípios do Alto Minho também içaram as respetivas bandeiras. 

A distinção reconhece a politica de sustentabilidade e o trabalho das entidades do território rumo ao equilíbrio ambiental, bem como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, os quais passam por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.

O Alto Minho foi a primeira NUT III de Portugal Continental a ser galardoada como platina, de acordo com os padrões do Conselho Global de Turismo Sustentável. De referir que a região, à semelhança do Parque Nacional da Peneda Geres, já tinha sido reconhecida em 2018 como Sustainable Destination Top 100, tendo revalidado o titulo em 2019.

Acrescente-se que o Alto Minho foi também reconhecido como uma das primeiras “Estações Náuticas” de Portugal. Este selo de qualidade foi atribuído na sequência de um processo de candidatura da CIM Alto Minho à Fórum Oceano – Associação de Economia do Mar, entidade responsável pela certificação.

C.M.

Sem comentários: