sábado, 12 de setembro de 2020

PATRÍCIA OLIVEIRA DESENVOLVE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E EXPÕE NO MUSEU DO ALVARINHO E CINE-TEATRO JOÃO VERDE

 “O meu corpo transfronteiriço” é o nome da exposição que, na sala Terroir do Museu do Alvarinho e na galeria de arte do Cine Teatro João Verde, a escultora monçanense Patrícia Oliveira hoje inaugura, a partir das 17h.

A iniciativa decorre no âmbito das iniciativas da Plataforma de Arte e Cultura e mantém-se aberta ao público até 17 de outubro.

Lembremos,  ainda, que Patrícia Oliveira está a desenvolver a residência artística Projecto Amar o Minho. Trata-se de um trabalho e pesquisa em torno da lã, iniciado em 17 de julho, e a desenvolver até janeiro de 2021  para o município de Cabeceiras de Basto, aldeia de Bucos com as mulheres de Bucos. Uma curadoria (Arte em Espaço Público) da Helena Mendes Pereira/Zet Gallery.

Algo que também passou por uma iniciativa/aula na Casa da Comenda.Távora. Santa Maria. Arcos de Valdevez.

Tem sido, porém, com as Mulheres de Bucos, na Casa da Lã- Cabeceiras de Basto, tempo de aprender a fazer fio, a esgadelhar, a pentear, a cardar e a fiar, uma técnica guardada estes anos pelas mulheres que requer paciência, muita paciência e persistência, conforme nota a artista.

Trata-se de um evento inserido no programa de Residências Artísticas do AMAR O MINHO, promovido pelo consórcio MINHO IN (constituído pelas comunidades intermunicipais do Alto Minho, Ave e Cávado).

Sem comentários: