terça-feira, 27 de abril de 2021

ABERTURA DO MUSEU MONÇÃO & MEMÓRIAS

Novo equipamento, localizado na Rua da Independência, retrata a história da gente e do território, albergando o viver e o sentir do povo monçanense, ao longo dos séculos.

 

O Museu Monção & Memórias, equipamento cultural que retrata a história da gente e do território, foi aberto ao público no passado dia 24 de setembro, sábado, no âmbito das comemorações do 25 de abril, resultando da requalificação urbanística do Edifício Souto D`El Rei, imóvel datado do século XVII. 

 

Localizada na Rua da Independência, a nova estrutura vem reforçar a oferta cultural e turística do Município de Monção. No espaço exterior, pode-se apreciar uma obra de arte da autoria de Bordalo II, a mítica Coca, dragão do imaginário monçanense, feita a partir de objetos deitados ao lixo. 

 

Descerrada a placa, António Barbosa, presidente da Câmara, realçou a importância de mais um equipamento cultural no concelho. “Trata-se de um espaço que revela muito daquilo que somos como povo. A nossa história, os nossos costumes, a nossa identidade. Está tudo neste edifício requalificado e adaptado à nova funcionalidade. Com o Museu Monção & Memórias, recuperamos o passado, valorizamos o presente, e ganhamos o futuro”.

 

A operação urbanística do Edifício Souto D`El Rey, enquadrada na politica municipal de reabilitação do edificado com valor identitário e patrimonial, teve como objetivo a recuperação integral do imóvel, renovando a sua imagem a adaptando-o para receber um novo equipamento cultural, albergando o viver e sentir do povo monçanense ao longo dos séculos.

 

A recuperação daquele imóvel secular, em pleno centro histórico da vila, envolve duas vertentes. Por um lado, promove a reabilitação arquitetónica e patrimonial e, por outro, constitui mais um elemento relevante para a divulgação da componente cultural e turística do nosso concelho.


M.M.











Sem comentários: