quinta-feira, 29 de abril de 2021

FRONTEIRAS ABREM SÁBADO

 As medidas da fase quatro de desconfinamento são antecipadas já para o próximo fim de semana. É o caso da reabertura ao normal funcionamento das fronteiras com Espanha e do horário de funcionamento dos restaurantes e do comércio.

A partir de sábado, dia 1, deixamos de estar no Estado de Emergência e baixamos para o de Calamidade. Mediante isso, 270 (Monção é um deles) dos 278 concelhos de Portugal Continental passam para a 4ª e última fase do atual confinamento. 

Mediante isso, os cafés e a restauração (até 10 pessoas por mesa nas esplanadas e de 6 no anterior), bem como os locais de espetáculos culturais, poderão estar abertos até às 22h30. Já o comércio fecha às 21h, durante a semana, e 19h, ao fim de semana e feriados. Já  as festas de casamento e batizado ficam limitadas a  50%  da lotação.

Há, ainda, sete concelhos - nenhum no Minho - e duas freguesias do de Odemira que se mantêm na atual fase ou recuam para a anterior. Também outros 27 em alerta (entre os quais o vizinho de Melgaço), isto é, a partir da próxima avaliação (que passa de quinzenal a semanal), poderão avançar, mas também manter-se ou recuar. Ultrapassaram, nesta avaliação, os 120 casos por 100 mil habitantes e tudo depende como estarão daqui a uma semana,

Sem comentários: